Blended Learning: entenda o que é e como funciona
Você é o tipo de pessoa que não se dá muito bem com aulas totalmente presenciais, mas também sente dificuldade em assistir aulas que são 100% remotas? Então você precisa conhecer o blended learning.
O blended learning é um método de aprendizagem que consiste na união dos dois formatos de modalidade de ensino: o digital e o presencial. Ele é extremamente vantajoso porque otimiza o processo de aprendizagem e promove autonomia ao estudante.
Quer saber mais sobre o que é blended learning e como ele funciona na prática? Então, siga a leitura!
O que é Blended Learning?
Blended Learning, também conhecida como aprendizagem híbrida, é uma modalidade de ensino baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Esse método de ensino geralmente envolve disponibilizar conteúdos em uma plataforma EAD para, posteriormente, discuti-los de forma presencial na sala de aula.
O b-learning combina o melhor das duas modalidades para trazer praticidade no ensino e aperfeiçoar o desempenho dos estudantes em ambas as modalidades. Para isso, são utilizados diferentes métodos de ensinamentos, como:
- Debates;
- Jogos educacionais;
- Estudos de caso;
- Atividades práticas orientadas;
- Simulações.
Ensino síncrono vs Ensino assíncrono
O ensino síncrono se refere às atividades que acontecem em tempo real. Ou seja, mesmo as aulas acontecendo de forma remota, o aluno e professor precisam estar conectados ao mesmo tempo no ambiente virtual.
Já nas atividades assíncronas, onde as aulas ou materiais são gravados, o aluno tem a possibilidade de acessar no seu próprio tempo, não dependendo do horário estabelecido pela instituição.
Blended learning vs Educação a distância (EAD)
Muitas pessoas acabam confundindo o blended learning com a educação a distância e costumam pensar que se trata da mesma coisa, mas é preciso deixar claro que não é.
Nos cursos ofertados na modalidade EAD, todas as atividades são realizadas de forma online/remota. A única exceção são as avaliações finais, que normalmente são feitas de forma presencial.
Já no modelo de ensino b-learning, existe uma mistura de aulas realizadas no presencial e no remoto. Os encontros presenciais podem ocorrer de 1 à 2 vezes por mês e são marcados por práticas, dinâmicas em grupo e diversas atividades.
As diferenças entre o ensino semipresencial e o blended learning já são mais sutis. O termo semipresencial está mais relacionado com cursos de Ensino Superior, enquanto o blended learning é utilizado para se referir a diversos tipos de cursos.
Por que o ensino blended learning está se popularizando tanto?
O blended learning está se popularizando porque consegue reunir o melhor do EAD (praticidade e facilidade de acesso aos conteúdos) e o melhor do ensino presencial (como a possibilidade de trocar experiências pessoalmente).
Ele também consegue driblar as dificuldades que as duas modalidades apresentam. Pois o ensino remoto, por exemplo, requer extrema organização e disciplina, além de exigir que o estudante seja mais autodidata.
Já o ensino totalmente presencial exige dos alunos:
- Facilidade de deslocamento;
- Tempo;
- Dinheiro (já que cursos totalmente presenciais costumam ser mais caros).
Nesse sentido, o Blended Learning oferece aos alunos um ensino que se molda as suas necessidades, otimizando o aprendizado. Confira abaixo mais algumas vantagens dessa prática:
As vantagens do ensino Blended learning
Oferece o melhor dos dois mundos
Como já te contamos anteriormente, o blended learning consegue agradar tanto alunos que não têm tempo para frequentar o ensino totalmente presencial, quanto àqueles que precisam da troca de experiências.
O melhor é que os encontros presenciais podem ser negociados para que mesmo quem não tenha tempo, consiga ter a disponibilidade de comparecer.
Mais efetivo para resolução de dúvidas
Um dos principais obstáculos do ensino EAD é a dificuldade na comunicação com o instrutor/professor, acarretando na demora para troca de informações e resolução de dúvidas.
Com o b-learning, professor e alunos terão sempre um encontro marcado para conversarem pessoalmente e sanarem dúvidas.
Maior autonomia
Os alunos possuem mais autonomia para gerenciar os seus estudos e atividades, desde que garantam que prazos sejam cumpridos e metas alcançadas.
Permite diversificar métodos, técnicas e atividades
Isso porque no ensino blended learning acontecem alguns encontros presenciais que são marcados por dinâmicas, práticas e atividades em grupo.
No ensino a distância, por exemplo, é mais difícil diversificar os tipos de atividades, já que se trata de um estudo mais individualizado, no qual cada um faz seu próprio tempo e utiliza seu próprio método de estudo.
Reduz custos
A redução de custos acontece tanto para a instituição quanto para os alunos, porque o blended learning requer menos espaços físicos e menos horas de trabalho dos professores.
Já para o aluno, a vantagem é não precisar gastar com deslocamento e outros gastos que às vezes acontecem no presencial. Além de que os cursos nesse formato costumam ser bem mais baratos do que os totalmente presenciais.
Como funciona o b-learning na prática?
Geralmente, os cursos baseados no b-learning podem seguir dois caminhos: adotar mais práticas do ensino a distância ou adotar mais práticas do ensino presencial. Veja a seguir como funciona cada um deles:
B-learning com foco presencial
O b-learning com foco presencial tem como principal preocupação a interação e o envolvimento dos alunos uns com os outros (e com o seu professor).
Nesse tipo de enfoque, geralmente os conteúdos são disponibilizados anteriormente em uma plataforma EAD, e os participantes se encontram na sala de aula para discuti-los. Nesse modelo é comum que os trabalhos e atividades sejam desenvolvidos em sala de aula e apenas entregues virtualmente.
A modalidade de ensino a distância (EAD) é popular desde o tempo dos cursos por correspondência, mas com o boom da revolução tecnológica ela tomou outra dimensão e hoje em dia acontece principalmente com o suporte de ambientes virtuais de aprendizagem.
B-learning com foco a distância
Já no ensino híbrido com foco a distância, as plataformas online são mais do que o local para apenas disponibilizar materiais e receber trabalhos, é também onde haverá fóruns de discussão, dicas de conteúdo e muito mais.
Nesse tipo de enfoque é comum que os estudantes façam todas as pesquisas, trabalhos e discussões em casa e utilizem os momentos presenciais apenas para avaliações e apresentações de trabalho.
Como é realizada a avaliação de aprendizagem no modelo Blended Learning?
Como dito anteriormente, a avaliação da aprendizagem varia de acordo com a abordagem do curso que o aluno escolher. No entanto, ela pode seguir tranquilamente misturando os dois meios.
Alguns dos tipos de avaliação de aprendizagem que podem ser aplicados no blended learning, são:
- Apresentação de trabalhos (ocorre de forma presencial);
- Dinâmicas e práticas em grupo;
- Provas online;
- Provas presenciais;
- Atribuição de nota por participação e discussão.
B-learning nas empresas
Embora o b-learning possa ser aplicado em escolas e universidades, ele tem ganhado bastante espaço no meio corporativo.
Isso porque muitas empresas encontram dificuldade em conciliar a agenda de seus colaboradores com programas de capacitação e treinamento, mas reconhecem a importância dos momentos de socialização coletiva da aprendizagem. O blended learning auxilia para que esses obstáculos sejam quebrados, garantindo que os colaboradores possam ter experiência online, mesclada com o ensino presencial.
A melhor dica é contratar uma plataforma de treinamento online para fazer o gerenciamento da parte de aprendizagem online, como:
- Ver o que cada colaborador está aprendendo;
- Executar as atividades;
- Fazer à avaliação da aprendizagem;
- Organizar conteúdos as empresas.
Desde 2018 ajudando empresas a transformar T&D com tecnologia na Twygo. Licenciada em Letras, MBA em Marketing pela USP/Esalq e Técnico em TI (Informática) pelo Instituto Federal Catarinense. Especialista em estratégias de produto, inovação e condução de projetos de produto com foco em treinamento e desenvolvimento.