Controle de treinamentos: o que é, principais indicadores e 3 dicas para implementar
O controle de treinamentos é uma forma de garantir que as capacitações de uma empresa estão de acordo com o planejamento e trazem resultados satisfatórios.
Sem um controle de treinamentos adequado, a organização pode ter treinamentos ineficientes e desperdiçar seus investimentos de T&D.
O que é controle de treinamentos?
O controle de treinamentos consiste em um conjunto de ações para monitorar o andamento da capacitação e garantir o alcance dos resultados desejados.
Isso é feito com base na observação de indicadores de treinamento, que são métricas usadas para mensurar a qualidade e eficácia das capacitações de uma empresa. Esses indicadores podem ser:
- Específicos: analisam os dados de um treinamento realizado recentemente, comparando sua performance com anteriores.
- Gerais: mostram os efeitos de um treinamento à longo prazo na performance geral da empresa.
Veja exemplos de indicadores de treinamento a seguir.
Principais indicadores de treinamentos
São muitos os indicadores que fazem parte do controle de treinamentos, como no dashboard abaixo:
Taxa de adesão e de abandono
Esse indicador se refere a porcentagem de pessoas que iniciam o treinamento e permanecem nele, sem desistirem ao longo do caminho.
O número de pessoas que aderem ao treinamento está relacionado a sua divulgação. Por isso, é importante anunciar os treinamentos com antecedência nas redes de comunicação da empresa.
Já a desistência pode ser causada por diversos fatores, como uma didática ineficiente ou formato de conteúdo que não engaja o público-alvo.
Tempo médio de treinamento por pessoa
Contabilizar quantas horas de treinamento foram realizadas por colaborador ajuda a medir o desempenho individual de cada um e o custos por hora do treinamento.
Isso também contribui para uma visão geral do progresso dos colaboradores e pode identificar lacunas no treinamento.
Afinal, se vários colaboradores ficam muito tempo em uma só etapa, é possível que o conteúdo ou o formato daquele módulo precise ser melhorado.
Reação dos participantes
Após aplicar o treinamento, é fundamental estabelecer meios de comunicação para que os colaboradores possam comunicar suas impressões.
Ao avaliar esses dados, é possível identificar como está a qualidade da capacitação e quais foram os conteúdos que mais trouxeram engajamento.
Além disso, ouvir a opinião dos colaboradores faz com que eles se sintam valorizados, o que aumenta sua motivação.
Investimento total no treinamento
A capacitação ideal é aquela que tem baixo custo e resultados satisfatórios.
Para alcançar esse cenário, é preciso acompanhar de perto o valor investido no treinamento e o retorno financeiro que ele gera.
Isso geralmente é feito pelo cálculo do ROI de treinamento, que consiste em subtrair o custo do treinamento do lucro gerado por ele. Depois, deve-se dividir esse resultado pelo custo do treinamento.
Se o resultado do cálculo estiver acima de 1, o ROI é positivo e o treinamento pode ser considerado bem-sucedido.
Além dos indicadores apresentados, existem vários outros que contribuem para o controle de treinamentos. Clique abaixo para conferir um infográfico gratuito!
Agora que você conhece os principais indicadores a serem analisados, veja dicas para fazer o controle de treinamento.
3 dicas para fazer controle de treinamentos
1. Estabeleça metas
Só é possível avaliar se um treinamento está sendo bem-sucedido se tivermos ideia de onde queremos chegar.
- Por isso, é fundamental estabelecer metas de treinamentos, respondendo perguntas como:
- Quantos colaboradores a empresa pretende capacitar?
- Em quanto tempo?
- Qual lucro se espera gerar pelas capacitações?
Uma dica para criar metas de treinamento alcançáveis é utilizar o método SMART. Veja abaixo:
Dessa forma, você terá direcionamento na hora de avaliar os indicadores de treinamento.
2. Utilize uma plataforma LMS
As plataformas LMS tornam o controle de treinamentos mais fácil porque, além de possibilitarem a aplicação do treinamento virtual, apresentam indicadores organizados e automáticos.
Dessa forma, o acompanhamento dos números se torna mais prático e a empresa economiza muito em relação aos treinamentos presenciais, que despendem gastos com locação, transporte, material físico, etc.
3. Avalie resultados
Após a aplicação do treinamento, é hora de mensurar os resultados dos colaboradores e ter um feedback da capacitação. Isso pode ser feito por meio da:
- Avaliação de resultados;
- Avaliação de desempenho;
- Autoavaliação do colaborador.
Essas avaliações têm focos diferentes, mas possuem o comum objetivo de medir a eficiência do treinamento e identificar possível falhas para que sejam melhoradas.
Dica extra: Acompanhe indicadores de forma prática com a Twygo
A Twygo é uma plataforma LMS que possui um dashboard de indicadores completo.
Na visão do administrador, é possível acompanhar indicadores como:
- Número de matrículas;
- Certificados emitidos;
- Carga horária cumprida;
- Taxa de progresso;
- Questionários realizados.
Já na visão do colaborador, é possível que ele veja o ranking de usuários com melhores pontuações no treinamento, uma estratégia de gamificação para deixá-lo mais engajado.
Experimente as vantagem de uma plataforma LMS completa, basta preencher o campo abaixo com seu e-mail para testar gratuitamente durante 14 dias:
Desde 2018 ajudando empresas a transformar T&D com tecnologia na Twygo. Licenciada em Letras, MBA em Marketing pela USP/Esalq e Técnico em TI (Informática) pelo Instituto Federal Catarinense. Especialista em estratégias de produto, inovação e condução de projetos de produto com foco em treinamento e desenvolvimento.