Foram 35 horas de treinamento semanal, o que soma mais de 500 horas de onboarding durante o ano.
Treinamento de colaboradores
Consultoria
Desafio do negócio
Inicialmente, o Grupo EUAX realizava um onboarding de 1h30min com os novos colaboradores.
Porém, esses profissionais chegavam na área com pouca compreensão do funcionamento organizacional e de quais são as funções das quatro empresas do grupo.
Por isso, os gestores decidiram aumentar o tempo de onboarding para 5 dias e utilizar a Twygo a partir do terceiro dia, disponibilizando cursos em forma de trilhas de conhecimento.
Implantação
O Grupo EUAX implantou a Twygo de forma fácil e rápida no onboarding de colaboradores.
Através de materiais disponíveis na plataforma, os gestores criaram um desafio prático sobre as empresas do grupo para tornar o processo de treinamento mais interessante.
Ao realizarem as atividades, os colaboradores conseguiam acompanhar a porcentagem de progresso do onboarding, uma das funcionalidades da trilha gamificada.
Também, criaram um Diário de Bordo para que os colaboradores relatem suas experiências e aproveitaram os diversos recursos da plataforma, como as avaliações de aprendizagem ao final dos módulos.
“Eles conseguem validar o que aprenderam e emitirem certificados, algo que o pessoal está sempre postando nas redes sociais” – Sabrina Pereira, Assistente do Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Resultados
Em 2022, ocorreram 13 janelas do novo onboarding no Grupo EUAX e 96 colaboradores passaram pelo processo. Foram 35 horas de treinamento semanal, o que soma mais de 500 horas de onboarding durante o ano.
Ao final do treinamento, uma pesquisa de satisfação é enviada e eles podem fazer sugestões e comentários, nos quais muitos colaboradores relatam que o processo foi dinâmico e os ajudou a compreender a empresa.
“Nosso índice de satisfação tem números bem legais, acho que a gente está conseguindo passar pra galera a importância do onboarding” – Karine Hostim, Coordenadora do Financeiro e da Gestão de Pessoas.
“A Twygo acaba sendo uma plataforma bem intuitiva, a gente cria os acessos e dá uma orientação rápida de como usar. Eles acabam aprendendo e já vão utilizando, o que é algo bem legal” – Sabrina Pereira.