Treinamento online: entenda as vantagens para sua empresa

Tecnologias e Ensino
04/02/2025
Por Gabrielly

Investir em treinamento de colaboradores é indispensável para qualquer empresa que deseja melhorar os processos e manter sua competitividade no mercado. Entretanto, treinamentos costumam envolver custos relacionados a recursos físicos e limitações de tempo e deslocamento. Para superar esse empecilho, as empresas têm adotado o treinamento online.

A gente sabe que, em 2020, tivemos um boom de necessidade de treinamentos online devido à pandemia de COVID-19 que impactou toda a sociedade. Nesse período, segundo levantamento da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), houve aumento de 50% na procura por educação online.

Mas, antes mesmo desse período complicado para tantas pessoas, os treinamentos virtuais já ganhavam força nas empresas, porque trazem diversos benefícios – e a tendência continuou se fortalecendo após a pandemia.

Entenda mais como essa modalidade de desenvolvimento de pessoas pode ajudar as empresas, quais as vantagens e como iniciar esse processo!

O que é treinamento online?

Treinamento online é uma capacitação que ocorrer por meio da internet, sendo necessário que o colaborador esteja conectado para acessar conteúdos online para se desenvolver.

Também chamado de treinamento EAD, ou seja, treinamento a distância, o treinamento virtual ocorre por meio de recursos tecnológicos que ajudam a criar, aplicar e gerenciar as aulas de forma mais assertiva e com menos custos.

Os treinamentos online têm o poder de impactar grandes quantidades de colaboradores e com custos menores do que os treinamentos presenciais comuns. Pelo fato de serem online e geralmente feitos por meio de plataformas EAD (falaremos mais sobre isso a frente), eles são acessíveis em diferentes situações, ambientes e momentos.

planillha de controle de treinamentos

Quais as vantagens do treinamento online?

Reduz de custos

Um dos primeiros benefícios dos treinamentos online de colaboradores é a redução de custos operacionais (e também de tempo).

Não é necessário alugar ou reservar um espaço físico ou utilizar microfones, amplificadores de som e afins. Por isso, é possível afirmar categoricamente que essa modalidade de capacitação tem custos menores do que treinamentos presenciais comuns.

Considerando que o treinamento online elimina a necessidade de deslocamento, ele também pode ser feito pelos colaboradores no momento que eles acharem melhor, onde e quando quiserem – desde que tenham um dispositivo conectado à internet.

Eles também ajudam a otimizar o tempo, isso porque não é preciso ficar repetindo o mesmo treinamento várias vezes, pois um conteúdo pode ser gravado e disponibilizado para inúmeras pessoas.

Elimina algumas complicações de treinamentos presenciais

Você viu que treinamentos presenciais possuem uma série de requisitos relacionados ao espaço físico: seja a alocação de um ambiente que comporte todos os colaboradores participantes, seja a necessidade de ferramentas de apoio para a realização desse treinamento, como papéis, microfones, amplificadores etc.

Mas algo que nem todo mundo se dá conta é que existem empresas muito grandes ou com filiais distantes geograficamente. Mas como fazer para treinar todos de forma padronizada?

O treinamento remoto é especialmente útil para essas empresas, que podem produzir aulas e disponibilizá-las para todos os colaboradores em qualquer lugar do mundo em que estejam.

Dribla as limitações de cronograma

Treinamentos presenciais têm um horário exato para serem realizados. Entretanto, tarefas urgentes e turnos diferentes entre os colaboradores tornam quase impossível obter 100% de participação em algumas empresas.

Pense na logística para um treinamento hospitalar, por exemplo? A gestão precisa garantir que nenhum posto fique desatendido e que o atendimento e plantão ocorra sem interferências.

Nesse sentido, o treinamento online é uma mão na roda. As aulas ficam hospedadas em plataformas virtuais ou no servidor da empresa, e podem ser acessadas a qualquer momento pelos colaboradores. Sendo assim, eles podem realizar os treinamentos quando suas agendas permitirem.

Otimiza treinamentos repetitivos

Essa história já é uma velha conhecida: entra um novo colaborador na empresa e é indispensável fazer o treinamento de integração para que ele compreenda o funcionamento dos processos e saiba realizar seu trabalho corretamente. Depois entra mais um, e o mesmo treinamento é realizado mais uma vez. E depois outra. E outra.

A utilização de um treinamento virtual contorna esse problema de forma mais eficiente.

Como as aulas podem ser acessadas a qualquer momento, basta elaborá-las uma única vez e disponibilizá-las para cada novo colaborador que entrar na empresa!

Aumenta a quantidade de pessoas capacitadas

O treinamento remoto facilita o acesso a conteúdos e, como benefício, ele proporciona autonomia das pessoas. Dessa forma, essa modalidade de capacitação estimula os estudos, fazendo com que os conteúdos alcancem cada vez mais pessoas na empresa.

Imagine uma plataforma de treinamento online como a da Twygo, por exemplo, que já pode oferecer vários cursos prontos para a pessoa se capacitar. Com acesso, ela pode literalmente dar play e realizar um treinamento sem dificuldades.

Por ser fácil, é natural que a empresa observe aumento no número de pessoas treinadas, sejam nas capacitações obrigatórias ou aquelas que cada um tem desejo de se desenvolver profissionalmente.

Isso ocorre, especialmente, se a empresa tiver políticas de incentivo ao desenvolvimento!

Como montar um treinamento online na sua empresa?

Um treinamento precisa ter objetivos muito claros. É preciso estabelecer quais competências precisam ser desenvolvidas nos colaboradores e de que forma isso será feito.

Por isso, antes de aplicar um treinamento online na sua empresa, você precisa criar um plano de treinamento e desenvolvimento.

Para te ajudar nessa missão, siga esse passo a passo:

1. Defina o objetivo e necessidades do treinamento

Antes de começar qualquer programa de capacitação, você precisa entender por que e para quem o treinamento será feito. Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Qual problema ou necessidade queremos resolver com o treinamento?
  • Qual o impacto esperado no desempenho dos colaboradores?
  • Como isso se conecta aos objetivos estratégicos da empresa?

A compreensão dos objetivos, dos indicadores e o levantamento das necessidades de treinamento vão te dar clareza e evitar desperdício de tempo e recursos com treinamentos desnecessários.

Para te ajudar, confira o passo a passo da nossa checklist de LNT:

imagem para baixar a checklist de levantamento de necessidades de treinamento

2. Identifique as competências a serem desenvolvidas

Com base no LNT, liste as competências comportamentais e técnicas que os colaboradores precisam ter para desempenhar suas funções de maneira eficiente. Isso pode incluir:

  • Hard skills (habilidades técnicas como uso de softwares, operação de máquinas, técnicas de vendas, entre outros);
  • Soft skills (habilidades interpessoais como comunicação, liderança e trabalho em equipe);
  • Conhecimento sobre processos internos e treinamento de compliance.

Existem diversas formas de obter informações sobre o que precisa ser desenvolvido. Algumas estratégias incluem:

  • Entrevistas e reuniões com gestores: para entender quais desafios a equipe enfrenta e onde há necessidade de melhorias;
  • Pesquisas com os colaboradores: questionários sobre dificuldades no dia a dia, preferências de aprendizado e áreas em que sentem necessidade de aprimoramento;
  • Avaliações de desempenho: identifique padrões de baixo desempenho que podem indicar necessidade de capacitação;
  • Observação direta: acompanhe o trabalho dos colaboradores e veja onde há dificuldades ou ineficiências;
  • Feedback de clientes e equipe: reclamações frequentes ou dificuldades recorrentes podem indicar a necessidade de treinamento.

canva-planejamento-de-treinamento-twygo

3. Defina os formatos de conteúdos

Agora que você já tem os objetivos e as competências que precisam ser desenvolvidas, é hora de começar a planejar o treinamento online na prática.

Conhecendo bem o público que vai passar pela capacitação, quais formatos de conteúdos você entende que vão funcionar melhor para eles?

São exemplos de formatos de conteúdos para treinamentos online:

  • Vídeo aulas gravadas: conteúdos explicativos em vídeo que podem ser acessados a qualquer momento;
  • Webinars e transmissões ao vivo: sessões interativas com especialistas e possibilidade de perguntas em tempo real;
  • E-books e apostilas digitais: materiais em texto para consulta e aprofundamento dos temas abordados;
  • Infográficos: representações visuais que sintetizam informações de forma clara e objetiva;
  • Podcasts e áudios: conteúdos em áudio para aprendizado flexível, sem necessidade de tela;
  • Simulações e estudos de caso: exercícios práticos que replicam situações reais do ambiente de trabalho;
  • Gamificação: jogos e desafios que incentivam a aprendizagem de forma dinâmica e envolvente;
  • Questionários e quizzes: testes interativos para reforçar o aprendizado e avaliar o progresso dos alunos;
  • Fóruns e comunidades online: espaços para troca de conhecimento e discussão entre os participantes;
  • Microlearning: conteúdos curtos e objetivos para aprendizado rápido e prático;
  • Realidade aumentada e virtual: experiências imersivas para treinamentos práticos e técnicos;
  • Trilhas de aprendizagem: sequências estruturadas de conteúdos para evolução progressiva do aprendizado.

4. Produção do conteúdo do treinamento online

Hora da mão na massa! O conteúdo é o coração de todo treinamento corporativo! Um conteúdo para treinamento bem elaborado garante que o conhecimento seja transmitido de forma clara, objetiva e aplicável.

Para começar, você pode elaborar um roteiro do conteúdo, que serve como uma direção de como o treinamento pode se desenrolar. Nessa fase, é importante contar com o apoio de outras pessoas que serão os palestrantes do conteúdo.

Muitas vezes, dentro da própria empresa, existe aquele pessoa que é vista como referência em determinado assunto. Você pode pedir para ela montar um roteiro de treinamento ou até mesmo para ela gravar o conteúdo, caso opte por um aula gravada.

Não há necessidade de grandes produções, viu? Uma webcam e uma captação de áudio boa são suficientes – porque, o que importa, é o conteúdo compartilhado!

Para se aprofundar no assunto, confira nosso texto sobre como criar conteúdos para treinamentos.

E, caso você opte por ter apoio de uma plataforma de treinamento online, ela provavelmente terá vários cursos prontos, e será possível pular a etapa de produção.

imagem para assistir ao webinar gravado de ia generativa

5. Disponibilize o treinamento para os colaboradores

Legal, agora você tem os conteúdos prontos para capacitar pessoas: chegou a hora de disponibilizar com todos!

Se você não tiver muitos recursos, saiba que pode criar pastas no diretório da sua empresa e adicionar os conteúdos em ordem ali mesmo. As playlists não listadas do YouTube também são formas de facilitar o acesso das pessoas aos treinamentos online.

Contudo, se seu objetivo é profissionalizar o programa de T&D, uma plataforma online pode te ajudar – e muito!

Isso acontece porque você faz o upload de todo o material do treinamento, de maneira organizada, em trilhas de aprendizagem. Basta que o colaborador dê play e comece a assistir aos conteúdos, como se estivesse usando a Netflix.

Através da própria plataforma, você resolve o próximo item, que é a mensuração dos resultados.

6. Mensure os resultados

Você conhece a frase “que não pode ser medido, não pode ser melhorado”, certo? E com os treinamentos é a mesma coisa!

Você precisa garantir que as pessoas façam os treinamentos, monitorando tudo isso e, o mais importante, deve se certificar de que elas aprenderam e estão implementando os novos conhecimentos no dia a dia.

A avaliação de resultados aponta se as metas desejadas foram atingidas, bem como se houve melhoria nos processos e no desempenho da empresa e crescimento do lucro geral.

Dica: baixe nosso e-book sobre estratégias de avaliação de eficácia em T&D para ajudar a entender os resultados, basta clicar na imagem abaixo:

a imagem mostra o banner para você baixar o ebook de estratégias de avaliação de eficácia em T&D

Considere uma plataforma LMS

Plataformas LMS ou EAD são softwares projetados para realizar cursos online. Algumas são projetadas especificamente para treinamentos empresariais, integrando uma série de recursos específicos para o ambiente corporativo.

Vamos citar alguns para que você entenda melhor:

  • Avaliações de compreensão: aplicar testes se torna algo muito mais simples quando se utiliza uma plataforma EAD. Não é necessário aplica-los e corrigi-los manualmente. Na verdade, a própria plataforma exibe os testes quando o aluno conclui algum módulo ou treinamento e os resultados são obtidos de forma imediata.
  • Controle de desempenho dos participantes: com uma plataforma EAD é possível controlar facilmente o desempenho dos colaboradores no treinamento. Você pode saber quem está fazendo os treinamentos, a porcentagem de módulos concluídos por cada colaborador, o desempenho deles nos testes, etc.
  • Controle de desempenho do treinamento: com base no desempenho dos alunos, uma plataforma EAD pode gerar gráficos de desempenho que mostram dados importantes sobre o treinamento, como a participação dos colaboradores como um todo, o desempenho deles nos testes, a quantidade de certificados eplatymitidos, etc.
  • Emissão de certificados: plataformas EAD podem emitir certificados automaticamente assim que um colaborador concluir um treinamento, se for necessário.
  • Gamificação: a gamificação ajuda a manter os colaboradores engajados e incentivá-los a realizar os treinamentos porque inclui elementos de jogos dentro da aplicação, como a atribuição de missões, ranking de colaboradores, trabalhos em equipe etc.

Além dessas características citadas, um sistema EAD pode conter muitas outras. Para saber em detalhes como ele funciona, leia já nosso post completo sobre sistema LMS e entenda de uma vez por todas como revolucionar os treinamentos na sua empresa!

Como implementar ainda hoje treinamentos online na sua empresa?

Bom, você viu que os treinamentos feitos pela internet podem impactar positivamente a estratégia e o sucesso de empresas de todos os portes e segmentos.

Se você quiser implementar ainda hoje uma plataforma para treinar pessoas na sua empresa, podemos te ajudar, porque somos uma solução completa para treinamentos virtuais!

A Twygo é uma plataforma de educação corporativa online que oferece controle de treinamentos, facilidade na execução de capacitações e geração de insights para o desenvolvimento de pessoas.

  • A Twygo é fácil de usar e vem 100% pronta para utilização desde o primeiro dia (você não vai precisar de socorro do time de TI);
  • Se você já tiver os conteúdos do treinamento preparados, em um dia, você já coloca sua universidade corporativa no ar;
  • Temos pacotes para que você adquira cursos prontos para capacitar pessoas;
  • Você pode adaptar o visual do ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca;
  • Oferecemos dashboards e relatórios para análises consistentes;
  • Temos recursos para criar quiz e de gamificação para aumentar o engajamento;
  • Emissão automática de certificados após a conclusão dos cursos;
  • Contamos com uma equipe de especialistas preparados para resolver seus problemas;
  • Caso você queira migrar de um LMS para a Twygo, temos suporte para você trazer os dados históricos de cursos e treinamentos anteriores;
  • E muito mais!

Teste AGORA, de graça, todos os recursos da Twygo LMS. Basta preencher o campo abaixo com seu e-mail: