Treinamento empresarial: os benefícios de aprimorar seus talentos

Você sabia que o capital humano da sua empresa é um bem muito precioso? Muitos colaboradores chegam na organização com alguns gaps de competências, e precisam dar um upgrade nos conhecimentos para trabalhar com seu potencial máximo. É aí que surge a função do treinamento empresarial, com estratégias e métodos prontos para resolver as demandas e necessidades apontadas pela sua empresa!

Mas o que é um treinamento empresarial e por que ele é tão importante?

O que é treinamento empresarial?

Treinamento empresarial é a prática de desenvolver e aprimorar habilidades específicas dos colaboradores, visando melhorar a execução das atividades dentro da empresa.

O treinamento pode servir para diversos fins, seja na integração de um novo colaborador, ou até para questões mais abrangentes, como introduzir um software para a empresa toda! Em algumas empresas, o treinamento é uma chave tão fundamental que possuem um setor específico somente para isso, chamado Área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Veja agora quais são os tipos de treinamentos e desenvolvimento e para que cada um serve!

Tipos de treinamento empresarial

É possível dividir o treinamento corporativo em dois tipos:

Treinamento comportamental

Treinamentos comportamentais têm como especificidade trabalhar com experiências e emoções, aprimorando as habilidades do colaborador para serem utilizadas em desenvolvimento de liderança, entrosamento entre colegas, alinhamento com a cultura empresarial, e muito mais.

Treinamento técnico

O treinamento técnico exige mais das habilidades práticas do seu colaborador. Ou seja, esse treinamento atuará nas funções do colaborador, podendo servir de aprimoramento, ou para ensinar uma nova habilidade. Por exemplo, os conteúdos ensinados no treinamento técnico consistem na implantação e manuseamento de, literalmente, aspectos técnicos, como: implantar um novo software na empresa, programações etc.

Planejamento de treinamento canvas

Benefícios da capacitação corporativa

Além da capacitação e aprimoramento de colaboradores, o treinamento corporativo possui muitos outros benefícios!

Mantém colaboradores mais atualizados e motivados

Diversas empresas cometem o erro de pensar que o treinamento só serve para o Onboarding de novos colaboradores. A capacitação também deve ser utilizada para atualizar os conhecimentos dos profissionais que já estão na empresa, sejam conhecimentos comportamentais ou técnicos.

Isso resulta em uma maior motivação por parte dos colaboradores, pois cria uma melhor clareza nas tarefas e permite conhecer melhor seu papel dentro da organização. O fator da motivação conscientiza, afinal, o colaborador a compreender a sua importância para a empresa.

Maior eficiência e desempenho

No dia a dia e na correria, pode ser difícil corrigir erros e implementar mudanças para otimizar as ações dos colaboradores.

O treinamento corporativo é a melhor oportunidade para isso! Nele, são apresentadas soluções e aprimorações para melhorar o rendimento de equipes. Com o colaborador treinado, ele terá mais destreza e foco para atingir seus objetivos, otimizando tempo e garantindo uma maior eficiência na execução do trabalho.

Otimização de um ambiente organizacional

Através de treinamentos de comunicação e de colaboração, os membros da mesma equipe possuem a oportunidade de entrosamento no time, aumento os laços e logo, a confiança uns nos outros, fazendo com que o clima de trabalho seja mais agradável, assim como a cooperação em equipe.

Como implantar um Treinamento Empresarial em 4 etapas

Agora que você já entende sobre os prós dos treinamentos corporativos, vamos aprender como implantar treinamentos em quatro etapas.

1. Diagnóstico

A demanda vem das necessidades trazidas pelos gestores. Logo após, será possível identificar de forma mais clara o que a sua empresa precisa aprimorar.

Por exemplo: a sua empresa está com uma comunicação escassa ou até mesmo uma necessidade de seguir o código institucional. Portanto, deve-se procurar um treinamento comportamental para aumentar o engajamento e fazer uma revisão de valores e ética empresariais.

2. Orçamento

O orçamento é parte fundamental da implantação. É necessário medir os custos e avaliar as possibilidades de investimento.

Essas questões devem ser feitas com base no ROI (Retorno Sobre Investimento), que consiste no cálculo para saber quanto a empresa fatura com os investimentos. Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos.

calculadora de orçamento de treinamentos

3. Conteúdo

A partir daqui você já tem uma noção do quanto poderá gastar no investimento de um treinamento empresarial e na dimensão desejada. Neste momento, você deve pensar na estruturação de conteúdo do treinamento.

A abordagem de cada conteúdo deve ser decidida pelos gaps de competência.  Conte com conteúdo dinâmico e criativo e acima de tudo atraentes para os colaboradores.

como criar conteúdos para treinamentos corporativos

4. Implantação

Depois de ter todo o planejamento, estar em sintonia com a área que receberá o treinamento e ainda estar dentro do orçamento, será bem mais fácil pôr em prática o treinamento corporativo.

Mas agora, como você deve medir o sucesso do seu treinamento ou como saber na prática que surgiu efeito? É claro que é uma resposta difícil de se obter, mas é necessário quantificar e mensurar os resultados.

Se você deseja saber como quantificar os resultados de um treinamento empresarial, confira o nosso post de avaliação de resultado.

Treinamento empresarial EAD

A implantação de um treinamento em modo presencial pode ter um custo altíssimo. Custos como o espaço, contratação de serviços terceirizados e locomoção podem afetar até afetar a produtividade para acompanhar o treinamento.

Para evitar esse grande transtorno, uma alternativa que as organizações estão cada mais adotando é a realização de treinamentos virtuais. Por meio de uma plataforma EAD, é possível aplicar treinamentos de forma muito mais simples e vantajosa para a empresa.

Essas plataformas permitem que o gestor acompanhe o desempenho dos aprendizes de forma totalmente automatizada e dinâmica. Gerar relatórios, verificar indicadores e aplicar testes são tarefas que podem ser realizadas com a facilidade de um clique.

Como a Twygo te ajuda a implantar uma plataforma de treinamento online

crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca com a Twygo LMS A Twygo é uma plataforma LMS na nuvem que oferece controle de treinamentos, facilidade na execução de capacitações e geração de insights para o desenvolvimento de pessoas.

  • A Twygo é fácil de usar e vem 100% pronta para utilização desde o primeiro dia (você não vai precisar de socorro do time de TI);
  • Se você já tiver os conteúdos do treinamento preparados, em um dia, você já coloca sua universidade corporativa no ar;
  • Você pode adaptar o visual do ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca;
  • Oferecemos dashboards e relatórios para análises consistentes;
  • Temos recursos para criar quiz e de gamificação para aumentar o engajamento;
  • Contamos com uma equipe de especialistas preparados para resolver seus problemas;
  • Caso você queira migrar de um LMS para a Twygo, temos suporte para você trazer os dados históricos de cursos e treinamentos anteriores;
  • E muito mais!

Teste AGORA, de graça, todos os recursos da Twygo LMS. Basta preencher o campo abaixo com seu e-mail: