Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 16/06/2023
Por Gabrielly

A matriz de treinamento é uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional da equipe em um mercado competitivo.

Ela permite criar um plano de treinamento personalizado para cada colaborador, identificando suas competências atuais e as habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Este artigo apresenta uma os seguinte tópicos

Matriz de treinamento: o que é e como funciona?

Uma matriz de treinamento é uma ferramenta utilizada pelas empresas para identificar as necessidades de capacitação dos seus colaboradores.

Ela é elaborada pela equipe de Recursos Humanos e consiste em uma tabela que lista os funcionários e as habilidades que precisam ser desenvolvidas para cada um deles.

A partir dessa lista, são planejados os treinamentos e cursos que serão oferecidos para suprir essas demandas específicas.

A matriz de treinamento permite que os gestores tenham uma visão geral das habilidades de cada funcionário, identificando quais áreas precisam de mais investimento em capacitação e, consequentemente, melhorando a performance da equipe como um todo.

Qual a importância da matriz de treinamento?

A matriz permite a identificação das competências e conhecimentos necessários para cada cargo e função, e assim, planejar e organizar as capacitações dos colaboradores de forma mais eficiente. Com isso, a empresa pode garantir que seus funcionários estejam qualificados e preparados para desempenhar suas atividades, o que pode resultar em maior produtividade, qualidade e eficiência nos processos internos.

Além disso, também pode ajudar a aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores, pois eles se sentirão valorizados e terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente dentro da empresa. Por fim, também pode ser uma forma de reduzir custos com contratações, já que a empresa pode investir no desenvolvimento interno de seus colaboradores.

Passo a passo de como fazer uma matriz de treinamento

Agora que você já sabe o que é uma matriz de treinamento, chegou a hora de entender o passo a passo de como implementar a matriz.

Inicialmente, é preciso identificar as principais lacunas e obstáculos existentes na empresa. É recomendável que essa identificação seja realizada por equipe ou setor, com o intuito de obter uma avaliação mais precisa. Com base nessa avaliação, é possível determinar quais treinamentos são mais adequados para cada área.

Com todas as informações coletadas, é indicado criar uma planilha que liste todos os treinamentos que serão realizados durante o ano.

Então, em resumo:

1) Identifique as necessidades de treinamento

Faça uma análise das competências e habilidades necessários para cada função na sua equipe. Identifique quais habilidades precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas.

  1. Analise as responsabilidades do cargo: Comece examinando as atribuições e responsabilidades específicas de cada função dentro da empresa.
  2. Considere as demandas do mercado: Leve em conta as tendências e mudanças no mercado de trabalho.
  3. Consulte os profissionais de cada área: Envolver os colaboradores que desempenham determinada função pode trazer valiosas perspectivas.
  4. Agrupe as competências em níveis de proficiência: Organize as competências identificadas em diferentes níveis de proficiência, que podem variar desde básico até avançado.
  5. Faça revisões periódicas: Lembre-se de que as competências necessárias podem evoluir com o tempo.

2) Defina os objetivos de aprendizagem

Com base nas necessidades identificadas, defina os objetivos de aprendizagem para cada competência ou habilidades que precisa ser desenvolvido.

3) Escolha os métodos de treinamento

Escolha os métodos de treinamento que melhor atendam às necessidades de aprendizagem da sua equipe. As opções podem incluir treinamentos presenciais, online, workshops, mentoria, entre outros.

4) Escolha o ambiente

Defina o ambiente que serão desenvolvidos os treinamentos, optando por um LMS, por exemplo, caso seja online.

5) Defina os responsáveis pelo treinamento

Defina quem será responsável por ministrar o treinamento ou coordenar o processo de aprendizagem.

6) Defina os prazos

Defina um prazo para cada treinamento e estabeleça um cronograma de treinamento para a equipe.

7) Acompanhe o progresso

Acompanhe o progresso de cada colaborador e verifique se os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados.

Você pode usar alguns indicadores para isso, como: Taxa de conclusão do treinamento, Avaliação de reação (pesquisa de satisfação), Avaliação de aprendizagem (avaliação aplicada aos colaboradores).

ferramenta-planilha-de-controle-de-treinamentos-Twygo

8) Avalie os resultados

Após a conclusão do treinamento, avalie os resultados e verifique se houve melhoria na performance da equipe. Analise, por exemplo, a redução de erros, que consiste na avaliação da redução de erros ou retrabalho após o treinamento, com base em indicadores de qualidade específicos da função.

Seguir esses passos ajudará você a definir as competências necessárias com precisão, permitindo que sua matriz de treinamento seja personalizada e eficiente.

Dessa forma, você estará no caminho certo para impulsionar o desenvolvimento profissional e o sucesso de sua equipe.


Conclusão

A matriz de treinamento é uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento profissional na empresa. Ela permite que sua empresa alinhe as competências dos colaboradores com as demandas do mercado, impulsionando a produtividade e o sucesso organizacional.

Se você deseja ver como uma matriz de treinamento pode transformar a performance da sua equipe, solicite agora mesmo uma demonstração gravada e descubra como essa ferramenta pode levar o crescimento profissional a um novo patamar.

Não perca a oportunidade de investir no potencial dos seus colaboradores e no futuro da sua empresa. Entre em contato conosco e agende sua demonstração!

Demonstracao-gravada-TwygoLMS

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!