Jogos Corporativos: o que são e como aplicar
Transformar as atividades do dia a dia da empresa em tarefas divertidas se tornou uma prioridade para os gestores, pois essa é uma estratégia importante para motivar os colaboradores e fazer o cotidiano da organização ser mais leve e descontraído, além de estimular a competição saudável e mais foco por parte dos colaboradores. Por isso, os jogos corporativos (business games) têm se mostrado uma ótima alternativa para driblar a monotonia das rotinas de trabalho e desenvolver competências, inclusive nas práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
O que são jogos corporativos?
Jogos corporativos são atividades que as empresas adotam para desenvolver os seus colaboradores de forma descontraída, com a finalidade de estimular a competição saudável e melhorar alguma situação dentro da organização.
O mundo dos games tem transformado a forma com que as pessoas interagem e como as dinâmicas acontecem. A esse fenômeno damos o nome de gamificação: a prática de inserir as dinâmicas dos jogos no cotidiano das pessoas.
Foi graças a popularidade dessa técnica que os Jogos Corporativos estão sendo tão utilizados.
Aproveite e veja também a palestra da nossa especialista Gisely Otoni sobre serious games, uma variação dos jogos corporativos:
Para entender melhor como os jogos são importantes para as organizações, veja os motivos para adotá-los!
Objetivo dos Jogos Corporativos
Os jogos corporativos são atividades utilizadas pelas empresas com o objetivo de promover a colaboração, engajamento e desempenho dos funcionários.
Através de dinâmicas lúdicas e interativas, as organizações buscam melhorar a comunicação, estimular a criatividade e fortalecer o trabalho em equipe.
Por que adotar Jogos Corporativos?
Estimula o trabalho em equipe
Os Jogos Corporativos podem ser usados para estimular o trabalho em equipe através de dinâmicas colaborativas que estimulam a confiança entre membros da mesma equipe, para que tenham mais segurança na hora de executarem o trabalho juntos.
Ajuda no cumprimento de prazos e pontualidade
Colocar metas e prazos como objetivo principal dos jogos pode ajudar seus colaboradores a criarem uma cultura de cumprimento de prazos, fazendo com que as entregas sejam mais efetivas e pontuais.
Desenvolve competência e atitudes do colaborador na organização
Há muitos jogos que podem ajudar a reconhecer traços comportamentais interessantes dos colaboradores. Alguns funcionários com espírito de liderança, por exemplo, podem ser identificados no caminho.
Garante uma maior clareza dos papéis na organização
Cada Jogo tem um objetivo específico que o colaborador deverá se esforçar para alcançar. Isso acaba ajudando na “vida real” dos seus funcionários, pois eles aprenderão a agir de acordo com um objetivo, garantindo mais clareza dos seus papéis na organização.
Ajuda novos colaboradores a se sentirem parte da empresa
Os Jogos Corporativos também podem ser usados para integrar novos colaboradores na equipe, para que conheçam o time e possam sentir qual é o clima organizacional.
Com todos esses benefícios podemos concluir que é bem importante utilizar Jogos Corporativos, certo? Então confira como utilizar os Jogos na sua organização e adote essa prática ainda hoje:
Tipos de Jogos Colaborativos
Existem diversas modalidades de jogos corporativos, cada uma com suas características específicas. Alguns exemplos incluem:
- Quebra-gelos: São jogos rápidos e divertidos utilizados para iniciar uma reunião ou treinamento, com o objetivo de promover descontração e aproximar os participantes.
- Simulações: Jogos que simulam situações reais em um ambiente controlado, permitindo aos colaboradores desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas e tomada de decisões.
- Jogos de tabuleiro: Jogos tradicionais adaptados para o contexto corporativo, onde os participantes precisam trabalhar em equipe, tomar decisões estratégicas e enfrentar desafios.
- Jogos de competição saudável: Jogos que estimulam um ambiente de competição saudável entre os colaboradores, incentivando o trabalho em equipe e a superação de metas.
Vantagens dos Jogos Corporativos
A utilização de jogos corporativos traz uma série de benefícios para as empresas, como:
- Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores.
- Melhoria da comunicação interna, fortalecendo os laços entre os membros da equipe.
- Estímulo à criatividade e inovação, permitindo a geração de ideias e soluções.
- Desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, como liderança, tomada de decisões e resiliência.
- Melhora do clima organizacional, reduzindo o estresse e a tensão entre os colaboradores.
Como utilizar Jogos Corporativos na sua organização
Os Jogos Corporativos podem ser divididos em Jogos Competitivos e Cooperativos:
Jogos Cooperativos
São jogos em que um grupo de pessoas cooperam para alcançar um objetivo final, gerando recompensa coletiva. Assim é possível estabelecer um ambiente organizacional entrosado e agradável, pois esses jogos requerem que os colaboradores se ajudem, estimulando o trabalho em equipe.
Um exemplo de Jogo Cooperativo bastante usado são as gincanas: apesar de também serem jogos competitivos, as gincanas estimulam a cooperação dentro das equipes participantes, afinal, a força coletiva é o fator decisivo para vencer esse tipo de jogo. Além disso, as gincanas também auxiliam os participantes a enxergarem que pequenas tarefas podem levar a uma grande conquista.
Jogos Competitivos
São jogos com objetivos individuais, em que uma única pessoa é responsável por atingir a meta final e, naturalmente, o ganho é exclusivamente dele.
Muitas pessoas acreditam que os Jogos Competitivos são uma forma de quebrar com o espírito de equipe e valorizar os ganhos pessoais em detrimento dos ganhos coletivos, porém, se aplicados da maneira certa – não gerando rivalidade, com regras claras e com espírito esportivo – eles podem trazer várias vantagens para o time.
Os Jogos Competitivos também são importantes para lembrar que o mercado nada mais é do que uma competição e, por isso, os colaboradores precisam desenvolver espírito de competitividade para que possam entregar o melhor e saírem na frente.
Por exemplo: transforme objetivos do cotidiano em Jogos Competitivos! Atribua pontuação e faça um ranking – ambas técnicas de gamificação – para quem atingir as metas. Assim seus colaboradores se sentirão mais motivados (afinal, ninguém gosta de ficar em último lugar).
Há outras técnicas de gamificação que podem ser utilizadas em Jogos Corporativos. Confira algumas delas:
E quando aplicar os jogos corporativos?
Aproveite para aplicar os Jogos Corporativos quando toda equipe estiver reunida, como em reuniões de alinhamento ou momentos de Treinamento e Desenvolvimento.
Além disso, é importante que depois da aplicação dos jogos haja uma reflexão sobre o que foi aprendido e o que mudou para os colaboradores após participado das atividades.
Acreditamos que os Jogos Corporativos são uma ótima forma de deixar o seu ambiente de trabalho dinâmico, competitivo e com equipes sintonizadas. Aproveite e nosso e-book de Treinamento e Desenvolvimento para transformar ainda mais o ambiente organizacional. Boa leitura!
Desde 2018 ajudando empresas a transformar T&D com tecnologia na Twygo. Licenciada em Letras, MBA em Marketing pela USP/Esalq e Técnico em TI (Informática) pelo Instituto Federal Catarinense. Especialista em estratégias de produto, inovação e condução de projetos de produto com foco em treinamento e desenvolvimento.