Benefícios corporativos: 16 ideias para implementar na sua empresa
Benefícios corporativos são pacotes de incentivos oferecidos pelas empresas muitos mais do que um “extra” no salário. Isso porque, essas vantagens têm impacto direto na motivação, no engajamento e na retenção de talentos dentro das organizações.
Empresas mais modernas estão investindo em opções que vão além, como programas de bem-estar, apoio psicológico e até oportunidades de desenvolvimento contínuo.
Assim, essas organizações conseguem criar um ambiente mais saudável e alinhado aos interesses da equipe, além de ajudar a empresa a construir uma cultura organizacional forte e admirada.
Saem na frente as companhias que entendem que os benefícios corporativos são um investimento estratégico, não uma simples despesa.
Por isso, neste conteúdo, vamos te mostrar quais benefícios são obrigatórios pela legislação, além daqueles que são os queridinhos dos colaboradores e ideias diferentes para sua organização reter as melhores pessoas.
Quais são os benefícios corporativos obrigatórios para os trabalhadores?
Os direitos básicos dos trabalhadores são garantidos pela legislação conforme consta na Consolidação das Leis do Trabalho. De acordo com a CLT, são direitos obrigatórios do trabalhador:
- Adicional noturno;
- 13º salário;
- Férias remuneradas (com acréscimo de 1/3 do salário normal);
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Hora extra;
- Licença-maternidade;
- Vale-transporte.
As empresas que não seguem essas determinações podem sofrer com processos judiciais e multas.
Vale comentar, também, que existem acordos coletivos que determinam outros benefícios que precisam ser disponibilizados. Esse é o caso do vale-alimentação ou do vale-refeição, por exemplo.
Se sua empresa se enquadra em casos de acordos coletivos, os benefícios que estão registrados lá também se tornam obrigatórios.
Vantagens de oferecer benefícios corporativos na sua empresa
1. Atração de talentos qualificados
Segundo o relatório Global Talent Trends, do Linkedin, 60% dos candidatos a vagas de trabalho afirmam que a remuneração e os benefícios são suas prioridades na hora de escolher um novo emprego.
Em paralelo a isso, a pesquisa Panorama de Benefícios Corporativos da OhHappy mostrou que 42,40% dos respondentes afirmam que o RH é preocupado em oferecer benefícios competitivos para atrair talentos.
Quanto melhor o pacote de benefícios extras que sua empresa oferecer, maiores serão as chances de atrair talentos qualificados.
2. Benefícios empresariais ajudam a reter colaboradores
Dados de uma pesquisa feita pela Zenefits mostram que 41,3% dos respondentes acreditam que as empresas oferecem benefícios como estratégia para reter bons funcionários.
De acordo com um estudo feito pela Paycor, empresas que implementam pacotes de benefícios abrangentes conseguem reduzir a rotatividade de colaboradores em até 138%.
Além disso, um relatório de Gallagher destaca que a retenção de talentos foi a principal prioridade operacional para 51% das empresas participantes da pesquisa.
Esses dados demonstram que as empresas estão cada vez mais conscientes de que oferecer benefícios estratégicos e alinhados com as necessidades dos colaboradores melhora a satisfação e evita custos com a substituição de funcionários e perda de produtividade.
3. Aumento do engajamento e motivação da equipe
Uma pesquisa da Reward and Employee Benefits Association destaca que benefícios corporativos alinhados às necessidades dos colaboradores impactam diretamente o engajamento.
Isso ocorre porque esses “extras” atendem demandas específicas das pessoas, como saúde mental, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e desenvolvimento contínuo.
Tudo isso contribui para melhorar a satisfação e bem-estar dos funcionários, além de melhoria na produtividade e eficiência no trabalho.
4. Fortalecimento da imagem e do employer branding
Os benefícios corporativos contribuem diretamente para criar uma reputação positiva sobre a empresa e uma experiência de trabalho mais atraente para os profissionais.
O relatório da Reward and Employee Benefits Association aponta como benefícios corporativos ajudam empresas a fortalecer seu employer branding. A pesquisa também destaca que profissionais buscam cada vez mais locais de trabalho que ofereçam incentivos além da remuneração, como programas de saúde mental e desenvolvimento contínuo.
5. Retorno sobre o investimento de diferentes maneiras
O relatório The Business Case for Employee Health and Wellbeing mostra que os benefícios corporativos podem ser vistos como um investimento que a empresa faz nos colaboradores. E, segundo o estudo, o retorno é percebido no bem-estar das pessoas.
Tudo isso resultado em maior comprometimento, maior eficácia no trabalho, redução de casos de burnout entre outros.
Universidade corporativa como benefício empresarial
O treinamento e desenvolvimento (T&D) pode se tornar uma área bastante estratégica nas empresas, como uma ótima opção de benefício corporativo atraente.
Segundo dados da 14ª edição da pesquisa HR First Class, 95% dos executivos (C-level) consideram a educação corporativa como uma ferramenta para promoção do alinhamento entre colaboradores e a cultura organizacional.
Isso vai de encontro com outra pesquisa feita pela The Harris Poll, que mostra que 70% dos colaboradores consideram deixar o emprego atual por outra empresa que invista na educação e no desenvolvimento de pessoas.
Além de oferecer cursos de idiomas ou reembolso em parte de mensalidades, algo que se destaca nesse sentido é a implementação de universidades corporativas.
Isso porque, os conteúdos disponibilizados em uma faculdade corporativa são feitos sob medida para as necessidades dos colaboradores.
E aqui pode ser um pouco de tudo, desde treinamentos-padrão, como um de LGPD ou manual da marca, ou algo bem específico de cada setor.
O legal é que esses treinamentos podem ser gravados pelos próprios colaboradores e disponibilizados em uma plataforma online para que todos tenham acesso. Sempre que um novo membro chegar no time, basta dar o play e assistir ao conteúdo.
Boas plataformas EAD corporativas, como é o caso da Twygo, oferecem recursos para:
- Enviar arquivos em diferentes formatos;
- Emissão automática de certificados;
- Relatórios e dashboards para acompanhar o progresso;
- Treinamentos gamificados para engajar ainda mais as pessoas;
- Testes e quizzes para testar conhecimentos;
- Adaptação do visual para o ambiente virtual ficar com a cara das empresas;
- E muito mais!
Isso sem contar na extrema facilidade de uso tanto para quem gerencia quanto para quem consome os conteúdos!
Teste a Twygo gratuitamente durante 14 dias e veja como é fácil implementar uma universidade corporativa:
Se preferir, você pode assistir a uma demonstração gratuita, é só clicar na imagem abaixo para ver como a Twygo funciona:
Mais benefícios corporativos que os funcionários valorizam
Confira mais 15 benefícios corporativos que os colaboradores adoram e que podem destacar a sua empresa:
- Plano de saúde: de acordo com a pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), o plano de saúde é apontado como o principal benefício para o trabalhado para 81% dos respondentes.
- Plano odontológico: mais um benefício corporativo bem-visto pelos colaboradores. Segundo o Panorama da Mercer Mash, assistência odontológica é oferecida em 93% das empresas brasileiras participantes da pesquisa.
- Vale alimentação ou vale-refeição: esses benefícios ajudam os colaboradores a cobrir despesas com refeições, oferecendo maior tranquilidade financeira no dia a dia. Segundo uma pesquisa da Sodexo, 95% dos profissionais afirmam que o vale-alimentação é essencial para manter sua motivação e produtividade no trabalho.
- Flexibilidade no trabalho e home office: após a pandemia, o home office ganhou cada vez mais força. Uma pesquisa feita pela Aon mostrou que 61,3% dos respondentes observam aumento da produtividade quando estão fazendo trabalho remoto, e 68,5% afirmam que economizam em despesas fixas como água e luz mesmo trabalhando de casa.
- Auxílio home office: relacionado ao item acima, além de proporcionar o trabalho remoto, existem empresas que oferecem aos funcionários uma ajuda de custos, seja pelo uso da máquina pessoal ou como apoio para garantir uma boa internet. Esse valor varia de R$ 80,00 a R$ 200,00, em média.
- Auxílio-creche: benefício que tem atraído cada vez mais a atenção dos pais! Para a empresa, vale a pena investir nesse benefício, pois ele ajuda a reduzir turnover e melhorara o absenteísmo.
- Benefícios de bem-estar físico: iniciativas como academias, vouchers para atividades esportivas e campanhas de saúde são cada vez mais valorizadas. De acordo com um levantamento da Gympass, empresas que incentivam a prática de exercícios conseguem reduzir o absenteísmo em até 27%, refletindo diretamente na produtividade.
- Benefícios de bem-estar psicológico: saúde mental virou prioridade para muitas empresas. Ainda de acordo com a pesquisa da Mercer Marsh Benefícios, 44% das empresas brasileiras já oferecem programas de apoio psicológico, como terapia e aconselhamento, em resposta ao aumento da conscientização sobre a saúde mental no ambiente de trabalho.
- Seguro de vida: com coberturas para titulares e dependentes, esse benefício traz segurança para os colaboradores e suas famílias. Dados da Fenaprevi mostram que a procura por seguros de vida cresceu 15% nos últimos anos, especialmente em função da pandemia, reforçando sua relevância no pacote de benefícios.
- Plano de saúde pet: a ideia é proteger todos os membros da família do colaborador, inclusive os de 4 patas! Segundo dados do MeuPetClub, 70% dos donos de cães profissionalmente ativos estariam interessados em benefícios Pet Friendlys. Tá aí uma boa oportunidade de inovar no seu local de trabalho!
- Previdência complementar: este benefício permite que os colaboradores planejem sua aposentadoria com maior tranquilidade. Segundo o Panorama da Abrapp (Associação Brasileira de Previdência Privada), empresas que oferecem previdência complementar observam uma melhora na retenção de talentos, já que 74% dos participantes consideram esse fator essencial para escolher ou permanecer em uma organização.
- Benefícios flexíveis: oferecem maior autonomia para o colaborador escolher o que faz mais sentido para ele, como transporte, alimentação ou cultura. De acordo com a Aon, 81% das empresas brasileiras acreditam que benefícios flexíveis melhoram a experiência do colaborador e aumentam a satisfação.
- Clube de vantagens: permite que os colaboradores tenham acesso a descontos em produtos e serviços, como academias, cursos e restaurantes. Um estudo da Sodexo apontou que 67% dos profissionais consideram esse tipo de benefício um diferencial na hora de escolher onde trabalhar.
- 14º salário: ainda raro no Brasil, o 14º salário é um bônus oferecido por algumas empresas como forma de reconhecimento extra. Pesquisas da Robert Half indicam que gratificações financeiras pontuais podem aumentar a motivação dos colaboradores em até 21%.
- Participação nos lucros: incentiva os colaboradores a se engajarem nos resultados da empresa, já que uma parte dos lucros é compartilhada com a equipe. De acordo com a FGV, empresas que adotam esse modelo registram aumento de até 19% na produtividade, além de maior retenção de talentos.
- Compensação de horas: autorizar que um colaborador trabalhe mais tempo durante um dia para usar essas horas e folgar em outro momento também é visto como um benefício! Isso segue a mesma linha do acordo de compensação por banco de horas.
- Plano funerário: o tipo de benefício que ninguém quer usar, mas é algo muito bem-visto pelos colaboradores. Afinal de contas, ele garante suporte em um momento delicado para os trabalhadores.
Desde 2018 ajudando empresas a transformar T&D com tecnologia na Twygo. Licenciada em Letras, MBA em Marketing pela USP/Esalq e Técnico em TI (Informática) pelo Instituto Federal Catarinense. Especialista em estratégias de produto, inovação e condução de projetos de produto com foco em treinamento e desenvolvimento.