Treinamento gamificado: funcionamento e como implantar hoje na sua empresa

O treinamento gamificado vem ganhando força em empresas que desejam transformar o aprendizado corporativo. Ele se trata de um processo de aprendizagem que usa elementos de jogos, como pontos, rankings, medalhas, desafios e até recompensas, para engajar os colaboradores durante as capacitações.

A ideia do treinamento gamificado é tornar o processo mais dinâmico, fazendo com que as pessoas engajem mais enquanto se aperfeiçoam.

Sabe aquela sensação boa de bater uma meta, ganhar pontos ou completar um desafio? A ideia é justamente trazer esse tipo de estímulo para o ambiente de treinamento, tornando o aprendizado mais leve e divertido.

A gamificação é uma ótima pedida para empresas que precisam treinar muita gente frequentemente — como no caso de áreas de telemarketing ou atendimento. Nessas situações, manter a motivação alta e garantir que o aprendizado seja aplicado no trabalho é um desafio constante, e é aí que a gamificação entra com força.

Como funciona um treinamento gamificado nas empresas?

Como comentamos anteriormente, um treinamento gamificado possui pontos, rankings, medalhas, desafios e, em algumas empresas, recompensas.

Tudo é feito com o objetivo de os profissionais engajarem com o conteúdo do treinamento, reforçando também o que aprenderam.

Então, um treinamento com gamificação funciona assim:

  • O conteúdo do treinamento é elaborado;
  • Conforme o participante avança nas aulas ou conclui tarefas, como ser aprovado em testes, ele pode ganhar pontos;
  • De acordo com a pontuação, ele pode fazer parte de um ranking (um placar mesmo com todo mundo da empresa);
  • Dependendo do sistema no qual o treinamento é disponibilizado, a pessoa pode receber medalhas.

A empresa, área de treinamento e desenvolvimento ou os gestores das áreas podem definir quais serão as regras e as recompensas conforme elas vão sendo batidas.

As recompensas podem ser simbólicas, como medalhas online mesmo. Ou, dependendo do caso, podem ser recompensas mais elaboradas, como dias de folgas e prêmios. Tudo vai depender da empresa e da necessidade do treinamento.

a imagem mostra o banner para acessar o infográfico sobre gamificação

Principais benefícios do treinamento gamificado

Diversas empresas estão cada vez mais migrando o formato de suas capacitações para modelos que permitam a gamificação justamente pelo fato de trazer benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Veja abaixo algumas das principais razões para implementar treinamentos gamificados na sua empresa:

1. Aumento do engajamento do colaborador

A falta de engajamento é um dos principais desafios de quem atua com T&D. Segundo os dados coletados no Benchmarking de T&D 2024/2025 feito aqui pela Twygo, 48% dos respondentes afirmaram que a principal dificuldade é fazer com que os colaboradores desejem participar dos treinamentos.

Essa estatística ressalta a necessidade de desenvolver estratégias que estimulem o interesse e o desejos dos funcionários de participar das iniciativas. E é aí que a gamificação se destaca!

Um treinamento gamificado tem potencial de despertar o interesse do colaborador, ajudando as pessoas a manterem o foco e a participação, especialmente em setores com alta rotatividade, como telemarketing, onde colaboradores precisam ser treinados rapidamente e de forma constante.

2. Melhora a retenção do conhecimento do participante

Um estudo feito pela Research Institute of America mostrou que usar tecnologias durante treinamentos online ajuda a melhorar de 25% a 60% a retenção do conhecimento.

Algo que pode potencializar ainda mais a retenção do aprendizado com um treinamento gamificado é a aplicação de simulações reais em ambientes controlados.

Quando os colaboradores aplicam o conhecimento em situações simuladas, a chance de memorizarem e utilizarem as habilidades aumenta significativamente.

3. Aplicação e feedback imediatos

A maioria dos treinamentos com gamificação são feitos em plataformas de treinamento online. Isso porque, com o uso de tecnologias, é possível controlar pontos e rankings com maior facilidade.

Até porque, imagina que caos você ter que controlar tudo por meio de uma planilha, olhar manualmente o que cada pessoa fez para computar a pontuação… Praticamente inviável, não é mesmo?

O que nem todo mundo sabe é que os treinamentos virtuais permitem que as empresas e gestores façam avaliações de maneira imediata.

Ou seja, quando uma pessoa conclui uma etapa do treinamento, ela já pode fazer um teste prático e, automaticamente, receber um certificado, por exemplo. Da mesma forma, a pessoa recebe um feedback imediato sobre o desempenho.

Se estivermos falando de um treinamento gamificado, na hora o colaborador já pode ver sua posição no ranking. Assim, ele já pode tomar decisões para dar sequência e evoluir na aprendizagem para aumentar pontuações ou ganhar medalhas.

4. Gera uma competição saudável

Não temos como negar: um treinamento que usa estratégias de gamificação sempre vai gerar uma competição divertida entre o time.

Quando a empresa e os gestores alinham o ranking com prêmios extras ou mimos (que todo mundo adora), a disputa fica acirrada, mas sempre de um jeito saudável e legal.

Isso ajuda, inclusive, a integrar pessoas e na criação de laços. Com momentos lúdicos, é bastante nítido observar a redução do estresse nas equipes, com melhorias na comunicação, otimização de processos e muito mais! São vários benefícios para os colaboradores e para a empresa, deixando tudo mais leve.

5. Motivação contínua para aprender

Muito mais do que marcar uma aula como concluída, a gamificação vai incentivar a pessoa a prestar atenção no que está acompanhando. Isso sem dúvidas vai aumentar a retenção do conhecimento, porque ela vai precisar fazer testes de conhecimento práticos após assistir uma aula.

Isso gera quase que de forma inconsciente na pessoa uma vontade contínua de aprender. E, quanto mais uma pessoa aprende sobre um processo ou ferramenta na sua empresa, melhor ela vai atuar no dia a dia.

6. Desenvolve a imagem da empresa e o employer branding

Quem atua com RH ou T&D sabe da importância da imagem que a empresa tem para demais pessoas e mercado. É muito mais do que “querer parecer ser”, é um ponto que vai gerar conexão com os melhores talentos e na retenção deles ao longo dos anos.

Organizações que investem em treinamentos gamificados transmitem a percepção de que valorizam a inovação e o desenvolvimento contínuo.

Dessa maneira, a empresa monstra que está comprometida com o aprendizado dinâmico, investindo em metodologias modernas para capacitar colaboradores, fortalecendo o employer branding.

Além disso, a gamificação promove um ambiente colaborativo e motivador, o que melhora a satisfação dos colaboradores. Funcionários engajados tendem a compartilhar experiências positivas, tanto internamente quanto nas redes sociais e plataformas como o Glassdoor. Isso aumenta a reputação da empresa como um bom lugar para se trabalhar e favorece a retenção de talentos.

7. Pessoas desenvolvem habilidades subjetivas

Empatia, liderança e resolução de problemas são apenas alguns exemplos de habilidades que podem ser desenvolvidas por meio dos treinamentos gamificados, sabia? Isso acontece porque essas capacitações simulam situações reais, oferecendo uma prática segura e interativa.

Através de desafios e missões, os participantes são incentivados a aplicar essas habilidades em contextos próximos aos do cotidiano, como resolver um problema em equipe ou lidar com um cliente difícil.

8. Gera impacto positivo na produtividade dos colaboradores

Como a gamificação utiliza desafios práticos e feedbacks instantâneos, os colaboradores conseguem aplicar novas habilidades de forma rápida no ambiente de trabalho.

Dessa maneira, eles evitam perder de tempo com teorias extensas e pouco aplicáveis, focando diretamente no desenvolvimento prático, otimizando assim o desempenho nas atividades diárias.

Com os colaboradores mais engajados, as tarefas são realizadas com maior eficiência e qualidade, refletindo diretamente na produtividade geral da equipe.

template plano de capacitação

Quais são os elementos do treinamento gamificado?

Existe uma série de elementos clássicos presentes na maioria dos treinamentos com gamificação, que são:

  • Pontuações: é feita a atribuição de pontos por tarefas ou desafios concluídos para acompanhar o desempenho;
  • Medalhas ou insígnias: são recompensas visuais referentes a conquistas específicas, que incentivam o progresso;
  • Rankings e placares: são listas que mostram a posição dos participantes em relação aos outros, promovendo competição saudável;
  • Níveis ou fases: em alguns casos, é possível estruturar o treinamento em etapas progressivas para manter o engajamento e a retenção do conhecimento;
  • Missões e desafios: dependendo da plataforma, é possível criar tarefas práticas que estimulam a aprendizagem com metas claras;
  • Feedback imediato: são avaliações em tempo real para que os participantes saibam o que precisam melhorar;
  • Avatares e personagens: não é muito comum, mas se refere a representações virtuais que personalizam a experiência de aprendizado;
  • História ou narrativa: é possível criar um contexto envolvente que dá sentido aos desafios do treinamento, como se tivesse contando uma história sobre a jornada de aprendizagem;
  • Recompensas e prêmios: a parte que todo mundo gosta! Ela incentiva a participação com benefícios tangíveis ou simbólicos;
  • Timers e limite de tempo: esse recurso é legal, porque estimula a agilidade e pressão positiva para concluir atividades no tempo estipulado.

Como implementar o treinamento gamificado nas empresas?

tela da twygo mostrando como usar um treinamento gamificado

1. Definição de objetivos e competências

Antes de começar, a empresa precisa definir quais habilidades ou conhecimentos quer desenvolver. Isso geralmente acontece por meio do levantamento de necessidades de treinamento.

A partir dela, cada etapa do treinamento é pensada para trabalhar essas competências específicas que foram identificadas como gaps de competências ou conhecimento ou necessidades estratégicas da empresa.

imagem para baixar a checklist de levantamento de necessidades de treinamento

2. Criação dos conteúdos do treinamento

Sabemos que essa é uma das etapas mais desafiadoras de qualquer treinamento empresarial. Afinal de contas, o conteúdo é o coração de toda capacitação!

Existem diversas estratégias que você pode seguir para montar os melhores conteúdos para o time. Inclusive, se você quiser se aprofundar nesse assunto, deixo o convite para assistir ao T&D Connect: como criar uma universidade corporativa do zero. Nele, temos uma aula inteirinha sobre criação de conteúdos estratégicos para treinamentos, vale cada segundo!

3. Criação de desafios e missões

Agora, você vai transformar o conteúdo em tarefas e desafios. Os participantes precisam completar etapas para acumular pontos. Cada desafio pode simular situações do trabalho real, o que ajuda na prática aplicada.

Ter uma boa plataforma EAD corporativa para apoiar nessa montagem é o fator de sucesso para a sua estratégia dar certo, ok? Com ela, você pode criar trilhas de aprendizagem gamificadas, inclusive.

4. Pontuações, recompensas e feedback imediato

A cada tarefa concluída, o colaborador ganha pontos, medalhas ou insígnias. Essas recompensas são uma forma de motivação constante e ajudam a manter o engajamento durante todo o processo.

Novamente, tudo isso pode ser configurado em um ambiente virtual de aprendizagem. Vale só o reforço de que tudo isso precisa estar alinhado com as lideranças da empresa.

5. Uso de rankings para acompanhamento

O desempenho pode ser comparado por meio de rankings que mostram a evolução dos participantes. A competição saudável incentiva que as pessoas se esforcem mais e se engajem até o final.

Em algumas empresas, são formados times e as conquistas se tornam coletivas, reforçando o espírito de colaboração.

Por isso, ter o suporte de uma plataforma que gere relatórios em tempo real é fundamental.

6. Plataformas LMS para o sucesso de treinamentos gamificados

Você viu ao longo do nosso conteúdo como ter a plataforma de treinamento online certa e com os recursos ideais vai fazer toda a diferença no processo de criação de treinamentos gamificados.

Se você quer transformar diversão em aprendizado, entenda como gamificar seus treinamentos com rankings e pontuações, usando a Twygo.

Com nossa plataforma, você cria um ambiente de aprendizado online que incentiva o engajamento dos colaboradores.

Atribua pontos e possibilite que os participantes subam no ranking de aprendizagem enquanto se divertem e personalize os troféus que os colaboradores receberão a cada conquista.

Você ainda conta com relatórios para acompanhar o progresso, emissão automática de certificados, criação de trilhas personalizadas e mais recursos que vão potencializar a experiência dos seus treinamentos corporativos.

Transforme a jornada de aprendizagem em uma experiência lúdica com a Twygo!

Teste AGORA, de graça durante 14 dias, todos os recursos que a Twygo tem, basta preencher seu e-mail no campo abaixo:

Se preferir, você pode assistir aqui a uma demonstração para ver, na prática, como a Twygo funciona!