Blog da Twygo

Plataforma LMS: o que é, como funciona e a melhor para usar

Tecnologias e Ensino
Publicado 23/09/2024
Por Gabrielly

O processo de aprendizagem segue em constante evolução e é natural que, alinhado a isso, a gente veja o surgimento de softwares de apoio, especialmente na educação corporativa. E uma ferramenta que surgiu para ajudar nessa missão é a plataforma LMS, uma tecnologia que garante o acesso ao conhecimento.

Além de atender o universo dos cursos online, as plataformas LMS têm sido muito utilizadas no mundo corporativo, ajudando a capacitar colaboradores de forma dinâmica.

Atualmente, diversas empresas, de todos os portes e segmentos, usam uma plataforma LMS para proporcionar avanços no treinamento e desenvolvimento. Assim, ela funciona como a base de uma universidade corporativa.

O que é uma plataforma LMS?

LMS significa Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem). Dessa forma, uma plataforma LMS é uma ferramenta de ensino online utilizada para venda de cursos ou para aplicar treinamentos EAD com colaboradores, reduzindo custos e otimizando tempo.

Essa plataforma contém todas as ferramentas necessárias para que um instrutor ou professor consiga desenvolver, implantar e acompanhar uma proposta de ensino online.

Por meio da plataforma LMS, os colaboradores de uma empresa têm acesso aos vídeos de treinamento e aos materiais de apoio. A primeira plataforma LMS foi desenvolvida em 1998 e, desde então, várias outras surgiram para atender as necessidades do mercado.

Como funciona uma plataforma LMS?

As plataformas LMS possuem todos os recursos para que um instrutor ou professor consiga disponibilizar seus treinamentos na internet. Basicamente, é um site repleto de opções de personalização para fazer o upload do vídeo ou do PDF.

Os administradores da plataforma ainda contam com funcionalidades para acompanhar a evolução dos alunos e garantir a emissão de certificados. Por meio da plataforma LMS, é possível

  • Criar treinamentos para equipes;
  • Subir os vídeos dessas aulas e materiais de apoio;
  • Atualizar conteúdos com agilidade;
  • Realizar transmissões ao vivo;
  • Criar trilhas de aprendizagem;
  • Personalizar a interface da universidade corporativa;
  • Controlar a participação das pessoas nos treinamentos corporativos;
  • Ver relatórios de desempenho;
  • Aplicar testes para validação de conhecimento;
  • E muito mais!

Para quem consome o conteúdo, a plataforma LMS funciona parecido com a Netflix. Quando você quer assistir a um filme ou série, você abre a Netflix, escolhe um conteúdo e basta dar o play.

Principais funcionalidades de uma plataforma LMS

tela de dashboard da twygo que é uma plataforma lms brasileira

O ponto mais importante de um LMS é ser estável e fácil de usar. Assim, você garante que os conteúdos estejam sempre disponíveis e que tanto a edição do curso quanto o ato de assistir não gerem dificuldades. Além disso, outros recursos relevantes para uma plataforma LMS são:

1. Ter opções para controle de desempenho

Sabemos que é desafiador controlar treinamentos por meio de planilhas. Além do tempo de dedicação, inconsistências ou perda de controle podem acontecer. Por isso, uma das principais funcionalidades de uma plataforma LMS é ter opções para controlar o desempenho de quem faz os treinamentos.

Ter dashboard e relatórios ajuda você a mostrar os resultados para lideranças com muito mais agilidade. Assim, é possível acompanhar o andamento dos conteúdos e tomar decisões rápidas para aumentar o engajamento e a eficácia dos seus treinamentos.

2. Oferecer ferramentas de avaliação

Muito mais do que aplicar um treinamento, conferir se a pessoa que assistiu assimilou os conteúdos é fundamental. Por isso, outra funcionalidade importante de uma plataforma LMS é ter ferramentas que permitam criar questionários de avaliação.

Mas obviamente tudo precisa ser bem automatizado para o instrutor não perder muito tempo e o aluno recebe um feedback na hora. Assim, o instrutor pode verificar, de forma centralizada, o desempenho, a porcentagem de acertos e quais foram os erros de cada usuário, assim como a média geral de um grupo de pessoas.

Isso garante um maior controle sobre a aprendizagem, para que sempre seja possível mensurar os resultados do treinamento em tempo real e, assim, ter dados que comprovem resultados e que permitam realizar melhorias no ensino, eventualmente.

3. Disponibilizar hospedagem de conteúdos de diferentes formatos

Em uma plataforma LMS, é possível hospedar os mais diversos formatos de conteúdo para facilitar a aprendizagem, como:

  • Vídeos (incluindo vídeos do YouTube);
  • PDFs;
  • Power Points;
  • Questionários;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • E muito mais.

Atualmente, a maioria das plataformas funciona no modelo SaaS (Software as a Service), ou seja, na nuvem. O maior benefício desse modelo é a eliminação da necessidade de instalação e manutenção de um sistema que ficaria hospedado em um servidor local. Na nuvem, as atualizações ficam a cargo do próprio desenvolvedor do software.

4. Proporcionar comunidades interativas 

A discussão é parte importante do processo de aprendizagem, e isso não é deixado de lado em uma plataforma LMS. Isso porque esse tipo de plataforma costuma incluir comunidades interativas ou fóruns de discussão, onde é possível tirar dúvidas e conversar com outras pessoas que estão realizando o mesmo treinamento, fóruns esses que podem ser mediados pelo próprio instrutor ou gestor.

5. Emitir certificados e matrículas automáticas

Uma plataforma LMS é capaz de emitir certificados automáticos sempre que um novo aprendizado for concluído. Assim, é possível saber quantos certificados já foram emitidos e quais treinamentos o aluno concluiu.

Também é importante possuir o recurso de realizar matrículas em massa de forma automática, para que você não precise matricular cada aluno manualmente.

6. Ter recursos de gamificação

Muitas plataformas LMS permitem o uso de técnicas de jogos no contexto da aprendizagem para gerar mais engajamento e facilitar a mensuração de resultados.

Sistemas de pontuação e ranking de melhores colocados são exemplos de gamificação e geram uma competitividade positiva entre os alunos de um curso ou treinamento, incentivando-os a terem um bom desempenho.

7. Disponibilizar ferramentas para criar trilhas de aprendizado

Mais uma funcionalidade principal de uma plataforma LMS é garantir opções para personalizar os conteúdos para potencializar a experiência de aprendizagem dos seus alunos. E você consegue fazer isso por meio de trilhas de aprendizagem, que são sequências de atividades de capacitação que um colaborador deve realizar para obter um determinado conhecimento.

Essa sequência é definida por um gestor e deve conter os requisitos necessários para que o colaborador possa se desenvolver dentro de uma temática específica. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento contínuo do profissional, gerando melhores resultados para a empresa.

Importância das plataformas LMS na educação corporativa

Se uma empresa quer se manter competitiva, ela certamente precisa investir na capacitação dos seus colaboradores. Com isso, os treinamentos assumem posições estratégicas nas organizações. Afinal de contas, é preciso ter as pessoas certas nas posições corretas – e com o conhecimento alinhado com as necessidades da empresa.

Porém, a área de treinamento e desenvolvimento é cheia de desafios. Um deles se refere às transformações digitais que todas as empresas passaram ou seguem passado para se manter competitivas. E as plataformas LMS surgem para solucionar uma parte do problema.

Com as ferramentas de aprendizagem online, as empresas conseguem romper barreiras e garantir que o conhecimento chegue a todo colaborador com computador e acesso à internet.

Devido à evolução desses sistemas, é possível elaborar treinamentos com experiências positivas para quem assiste. Isso porque, as melhores plataformas LMS oferecem recursos de interatividade e gamificação que ajudam nesse sentido.

Isso sem contar na grande importância para os colaboradores, que têm flexibilidade para fazer os treinamentos onde e quando quiserem – desde que tudo esteja alinhado com as políticas da empresa.

E-book Universidade Corporativa

Quais as principais vantagens de usar uma plataforma LMS?

Confira as principais vantagens de investir em uma plataforma LMS para os treinamentos corporativos:

Reduzir de custos de treinamento e desenvolvimento

A primeira vantagem de uma plataforma LMS para as empresas é a redução dos custos. Afinal de contas, gravar um treinamento assíncrono e disponibilizá-lo para as pessoas de maneira online otimiza o tempo do apresentador.

Imagine o cenário de uma empresa que sempre tem a entrada de novos colaboradores. Ter as explicações padronizadas em vídeo faz com que esses novos integrantes consumam o material online.

Assim, a pessoa que fez a primeira gravação faz isso “uma única vez”, otimizando muito o tempo – e eu coloco entre parênteses porque pode ser que o material passe por atualizações no futuro.

A redução de custos também se refere a deslocamentos ou a reserva os espaços para treinamentos presenciais. Se você colocar na ponta do lápis, vai perceber que isso mexe ponteiros.

É possível ter treinamentos híbridos

Ok, pode ser que o seu segmento necessite de algum treinamento prático, ainda mais se estivermos falando de setores da saúde, por exemplo. Uma plataforma LMS consegue se beneficiar do blended learning, que é o aprendizado híbrido.

Com ele, as empresas conseguem passar parte do conhecimento de forma remota, combinando com práticas presenciais. Isso otimiza o processo e gera resultados satisfatórios para determinados segmentos.

Criar um treinamento é mais rápido

Você pode pensar que gravar um treinamento seja algo complexo, mas a gente te garante que não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças. Porém, muitas vezes, até uma gravação de tela resolve o problema e garante o alinhamento e o conhecimento para o time.

Após a gravação dos vídeos para treinamento, o material pode rapidamente ser disponibilizado para muitas pessoas de uma vez. E o administrador consegue acompanhar quem concluiu ou não o treinamento.

Escalar o treinamento para várias pessoas

Conseguir encontrar um espaço comum na agenda de dezenas de pessoas é quase como buscar agulha no palheiro. Nem sempre os horários vão bater e, em muitos casos, os treinamentos acabam sendo postergados por conta dessa incompatibilidade de horários.

Mas, com uma plataforma LMS, esse problema está resolvido! Isso porque, por meio de treinamento EAD corporativo, é possível escalar o conhecimento e treinar centenas de pessoas conforme a disponibilidade de cada um (ou conforme a urgência da organização).

Acompanhar da evolução dos colaboradores

As plataformas LMS possuem sistemas para acompanhar os colaboradores. É possível ver quais treinamentos foram feitos, quais ainda não foram concluídos, como foi a avaliação do conhecimento e muitos outros indicadores de treinamento.

A partir dessa análise, os gestores de RH ou gestores das áreas podem identificar os gaps de competências e de conhecimento ou pontos de desenvolvimento que o colaborador precisa trabalhar.

Plataforma LMS X Plataforma LXP: quais as diferenças?

Plataformas LMS são sistemas projetados para criar, gerenciar e disponibilizar cursos online. Esses softwares online oferecem recursos úteis para o ambiente corporativo, como gerador de indicadores, certificados e acompanhamento do progresso dos colaboradores.

Já a LXP trabalha com uma dinâmica de conteúdo diferente. LXP (Learning eXperience Platform) é uma plataforma de aprendizado centrada no usuário, projetada para oferecer uma experiência de aprendizado mais personalizada, interativa e envolvente. A plataforma de LXP coloca o colaborador no centro do processo de aprendizado, permitindo que ele escolha, explore e consuma conteúdo de forma mais autônoma e intuitiva.

Softwares LXP funcionam como um “YouTube corporativo”, por assim dizer, no qual o usuário recebe recomendações de assuntos de seu interesse e tem a oportunidade de compartilhar conteúdo próprio e de outras pessoas. Na maior parte das vezes, as plataformas LXP estão integradas com as plataformas LMS.

Como escolher a melhor plataforma LMS para sua universidade corporativa

tela de comunidades da twygo que é uma plataforma lms brasileira

Escolher uma plataforma LMS pode ser uma tarefa desafiadora, dada a variedade de opções disponíveis no mercado. No entanto, seguindo algumas dicas, você vai conseguir tomar a decisão mais estratégica para sua empresa. 

1. Levante os requisitos

Primeiro de tudo, é importante analisar o ambiente da sua empresa e verificar quais as particularidades dele. Alguns exemplos:

  • A empresa precisa de uma plataforma que seja acessível no smartphone, pois a equipe de vendas não costuma utilizar computadores;
  • A empresa precisa de níveis de permissão diferente, pois nem todo mundo poderá acessar tudo;
  • A empresa tem muitos colaboradores e o número cresce constantemente, então, é importante tem um número ilimitado de alunos, por segurança.

Com os requisitos mapeados, é interessante definir o que é mais importante e o que é opcional. Assim, na hora de buscar um LMS, as ferramentas que não cumprirem o que é obrigatório poderão ser descartadas sem despender muito tempo.

Uma boa forma de organizar isso é criar uma planilha, em que cada linha é um requisito e cada coluna é uma plataforma LMS diferente. Com isso, você vai marcando um “X” sempre que a plataforma analisada cumprir determinado requisito.

2. Entenda os objetivos e metas da empresa

É muito importante entender as necessidades específicas da sua empresa. Isso envolve identificar os objetivos de treinamento, o público-alvo e os tipos de conteúdo que serão oferecidos.

Por exemplo, uma empresa que necessita de treinamento contínuo para seus funcionários de TI pode precisar de uma plataforma que suporte conteúdos técnicos complexos e certificações. Já uma empresa focada em vendas pode priorizar uma plataforma com recursos de gamificação para manter os funcionários engajados.

3. Busque potenciais fornecedores

Nessa etapa, não tem segredo. O Google será seu maior aliado na hora de buscar as ferramentas. Vale também pedir indicações de amigos e conhecidos que já utilizam alguma plataforma e que estão satisfeitos com ela.

Na hora de avaliar um fornecedor, além de observar os requisitos que você levantou, é importante analisar se a empresa é de confiança ou não, observando se ela tem um portfólio de clientes, por exemplo.

Também é importante verificar se a ferramenta é segura contra invasões e se ela oferece suporte em caso de bugs ou problemas no uso.

Alguns pontos para avaliar:

  • A empresa possui CNPJ e endereço físico;
  • Há suporte por telefone, e-mail, chat, ou qualquer outro canal de comunicação;
  • A ferramenta possui o “cadeado” na URL (certificado SSL);
  • Veja se plataforma LMS está de acordo com segurança e conformidade para proteção de dados;
  • A ferramenta é capaz de suportar um número crescente de usuários e a expansão do conteúdo.

4. Testar ou solicitar uma prévia

A maior parte dos fornecedores oferece um vislumbre da ferramenta antes de você contratar. Algumas, como a Twygo, oferecem tanto um teste gratuito de 14 dias ou uma demonstração ao vivo com um consultor.

Essa etapa é uma das mais importantes, pois é nela que você consegue visualizar como operar a ferramenta e se ela atende ou não aos requisitos de forma satisfatória.

Depois disso, você pode solicitar uma proposta, escolher a que melhor atende sua empresa e, então, fazer a contratação de fato.

Após a contratação, sua organização vai passar por uma etapa de implantação. No caso da Twygo, é possível fazer tudo sozinho já a partir do dia 1, sem necessidade de recorrer ao time de TI.

Como implantar uma plataforma LMS

como implantar uma plataforma lms na sua empresa

O primeiro passo para implementar uma plataforma LMS com sucesso é a definição clara dos objetivos e requisitos do projeto. Isso envolve identificar:

  • As necessidades de treinamento;
  • Os tipos de conteúdo que serão oferecidos;
  • O público que precisa do treinamento.

Compreender essas necessidades ajuda a selecionar a plataforma que melhor se adapta aos objetivos da empresa.

Além disso, é importante formar uma equipe de implementação. Se você conseguir, é legal trazer membros de diferentes departamentos para garantir que todas as perspectivas e necessidades sejam consideradas.

Após a definição dos objetivos e a formação da equipe, a próxima etapa é a seleção da plataforma LMS adequada. Como comentamos, baseie sua escolha em critérios como facilidade de uso, escalabilidade e suporte técnico oferecido pelo fornecedor. Temos um conteúdo completo aqui no blog que te ajuda a escolher a melhor plataforma LMS.

Além disso, é importante preparar um cronograma detalhado para a implementação, estabelecendo prazos realistas para cada etapa do processo.

Algo que pode ser bem útil é compartilhar treinamentos sobre a plataforma para mais pessoas que forem administrar o sistema. A comunicação clara sobre os benefícios da plataforma e a criação de tutoriais podem facilitar a adaptação dos usuários.

Agora, basta criar o conteúdo dos treinamentos, caso você ainda não tenha tudo pronto e configurar o material na plataforma LMS. Temos um material bem completo que te ensina a transformar treinamentos presenciais em treinamentos online.

Se de repente sua empresa já tem uma plataforma LMS e você está migrando para outra mais vantajosa, é necessário planejar a migração de dados e conteúdos existentes. Este processo pode ser complexo, especialmente se a empresa já utiliza outro sistema de gerenciamento de aprendizado.

Contudo, é importante garantir que todos os dados sejam transferidos de forma segura e que os conteúdos sejam compatíveis com a nova plataforma.

Treinamentos rodando? Lembre-se de acompanhar a taxa de conclusão dos cursos e de avaliar os resultados do seu time.

Utilização de uma plataforma LMS para treinamentos corporativos: exemplos práticos

No contexto corporativo, a utilização de plataformas LMS é cada vez mais comum. Isso se deve ao fato de que diversas vantagens podem ser experimentadas com ela, como:

Integração de novos colaboradores

A integração é o momento de engajar o indivíduo nos objetivos do negócio e, para isso, é preciso que o processo seja claro e acolhedor.

Quando há a entrada de um novo colaborador na empresa, é necessário posicioná-lo em sintonia com o ritmo da organização e do time, caso contrário pode haver deficiência na produtividade ou problemas no clima organizacional. Com uma plataforma LMS, você pode selecionar o conteúdo relevante a ser apresentado para os novos integrantes.

É exatamente o que fazemos aqui na Twygo. Temos os principais treinamentos disponíveis em um ambiente online para que, no processo de onboarding ou quando quiser tirar dúvidas, o novo colaborador encontre o material atualizado e de fácil acesso.

Assim, cada um deles pode acessá-lo no dia que for mais conveniente, sem a necessidade de formação de turmas ou mesmo de um instrutor ter que repetir o mesmo treinamento inúmeras vezes, por exemplo.

Treinamento para equipes

É importantíssimo investir em treinamento para os seus colaboradores para que eles saibam realizar as atividades e processos de maneira correta e otimizada. O problema é que, muitas vezes, esses treinamentos demandam longo tempo, deslocamentos e, logicamente, grandes investimentos.

Adotar uma plataforma LMS permite que o colaborador tenha a autonomia para decidir qual o melhor horário para aprender, encontrando brechas na sua jornada de trabalho. Não é sequer necessário, por exemplo, que o instrutor se desloque ou retome assuntos já abordados, já que todos os conteúdos podem ser disponibilizados online.

Além disso, é possível fazer uma gestão completa da performance dos colaboradores, atribuindo trilhas de aprendizagem para que os profissionais atinjam as competências desejadas. Ou seja, ao treinar equipes com LMS, é possível reduzir o tempo investido e também otimizar o processo como um todo.

Capacitar clientes

Se o seu produto tem uma forma de uso complexa (como equipamentos industriais) ou demanda algum tipo de montagem (como no caso de móveis), você pode criar um “manual de instruções online” e treinar clientes por meio de uma plataforma LMS.

É possível, por exemplo, usar de vídeos e textos para mostrar um passo a passo para montar o equipamento ou os cuidados que é preciso ter na hora de usar o produto. Como tudo é online, fica fácil atualizar essas informações conforme saírem novos recursos ou funcionalidades nos produtos.

Os benefícios são: menos reclamações por erros do próprio usuário, clientes mais satisfeitos com o seu produto e um relacionamento mais próximo com eles.

Como a Twygo pode te ajudar a implementar uma plataforma LMS

inicie seu projeto de universidade corporativa com a twygo, plataforma lms brasileira

A Twygo é uma plataforma LMS na nuvem que oferece controle de treinamentos, facilidade na execução de capacitações e geração de insights para o desenvolvimento de pessoas.

Nossa plataforma garante independência para que administra o sistema:

  • A Twygo é fácil de usar e vem 100% pronta para utilização desde o primeiro dia (você não vai precisar de socorro do time de TI);
  • Se você já tiver os conteúdos do treinamento preparados, em um dia, você já coloca sua universidade corporativa no ar;
  • Você pode adaptar o visual do ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca;
  • Oferecemos dashboards e indicadores para análises consistentes;
  • Temos recursos para criar quiz e de gamificação para aumentar o engajamento;
  • Contamos com uma equipe de especialistas preparados para resolver seus problemas;
  • Caso você queira migrar de um LMS para a Twygo, temos suporte para você trazer os dados históricos de cursos e treinamentos anteriores;
  • E muito mais!

Com a Twygo, você tem todas as funcionalidades necessárias para fazer o gerenciamento do seu programa de T&D e acompanhar a evolução de seus colaboradores.

Teste AGORA, de graça, todos os recursos da Twygo LMS. Basta preencher o campo abaixo com seu e-mail: