Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 02/07/2018
Por Kátia

As plataformas LMS têm revolucionado as práticas de educação no mundo virtual há mais de vinte anos. Com a evolução da tecnologia, suas versões estão cada dia mais modernas. Mas você sabe exatamente como essa ferramenta funciona? Entenda na prática o que é uma plataforma LMS e como ela pode te auxiliar na hora de colocar em prática a sua própria Universidade Corporativa.

O que é uma plataforma LMS?

Plataforma LMS ou Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) é um software que visa auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na Internet. Ela contém todas as ferramentas necessárias para que um instrutor ou professor consiga desenvolver, implantar e acompanhar uma proposta de ensino online.

A primeira plataforma LMS foi desenvolvida em 1998 e, desde então, várias outras surgiram para atender as necessidades do mercado.

Leia também: Plataforma de Treinamento Online.

Atualmente, elas podem apresentar várias funcionalidades como:

  • Controle de desempenho do aluno.
  • Espaço para criar avaliações.
  • Fóruns de discussões.
  • E controle financeiro.
webinar-case-sumup-saiba-como-a-empresa-esta-capacitando-a-equipe-Twygo

Elas também podem suportar diversos formatos de conteúdo, facilitando a vida de quem aprende e de quem ensina.
Além de atender o universo dos cursos online, as plataformas LMS têm sido muito utilizadas no mundo corporativo, ajudando a capacitar colaboradores de forma dinâmica, como veremos a seguir:

Como uma plataforma LMS pode te ajudar em uma Universidade Corporativa

As Universidades Corporativas (UC) têm ganhado cada vez mais espaço nas organizações comprometidas com a evolução pessoal e profissional de seus funcionários.

Entretanto, algumas empresas encontram dificuldade em gerenciar uma UC porque ela requer que seus colaboradores disponham de muito tempo, afinal, eles precisam parar suas atividades cotidianas para integrar as turmas dos cursos.

Outra dificuldade é o deslocamento. A Universidade Corporativa pode acontecer em uma sala da empresa com algumas mesas, ou até em um prédio inteiro, mas de alguma forma o seu colaborador deverá se deslocar do local de trabalho normal para comparecer ao curso. Isso pode assustar alguns gestores que não estão preparados para assumir a logística de organizar essas atividades.

Adotar uma plataforma LMS permite que o colaborador tenha a autonomia de decidir qual o melhor horário para realizar as aprendizagens, encontrando brechas na sua jornada de trabalho. Tudo sem precisar sair do lugar.

Além disso, uma Universidade Corporativa dentro da plataforma LMS permite que você faça a gestão do conhecimento do seu colaborador através de um só espaço, com todos os índices de aprendizado, porcentagem de progresso e muito mais.

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Não deixe aprender mais sobre o tema, com o nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores! Ou, se preferir, baixe o conteúdo em formato de e-book:

ebook-universidade-corporativa-twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!