Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 02/07/2018
Por Kátia

O processo de aprendizagem segue em constante evolução e é natural que, alinhado a isso, a gente veja o surgimento de softwares de apoio, especialmente na educação corporativa. E uma ferramenta que surgiu para ajudar nessa missão é a plataforma LMS, uma tecnologia que garante o acesso ao conhecimento.

Além de atender o universo dos cursos online, as plataformas LMS têm sido muito utilizadas no mundo corporativo, ajudando a capacitar colaboradores de forma dinâmica.

Atualmente, diversas empresas, de todos os portes e segmentos, usam uma plataforma LMS para proporcionar avanços no treinamento e desenvolvimento. Assim, ela funciona como a base de uma universidade corporativa.

O que é uma plataforma LMS?

LMS significa Learning Management System (sistema de gestão de aprendizagem em tradução livre).

Dessa forma, uma plataforma LMS é um espaço online no qual todo o conteúdo de treinamentos é armazenado. Essa plataforma contém todas as ferramentas necessárias para que um instrutor ou professor consiga desenvolver, implantar e acompanhar uma proposta de ensino online.

Por meio da plataforma LMS, os colaboradores de uma empresa têm acesso aos vídeos de treinamento e aos materiais de apoio. A primeira plataforma LMS foi desenvolvida em 1998 e, desde então, várias outras surgiram para atender as necessidades do mercado.

Como uma plataforma LMS funciona?

As ferramentas LMS possuem todos os recursos para que um instrutor ou professor consiga disponibilizar seus treinamentos na internet. Basicamente, é um site para fazer o upload do vídeo ou do PDF repleto de opções de personalização.

Os administradores da plataforma ainda contam com funcionalidades para acompanhar a evolução dos alunos e garantir a emissão de certificados.

Para quem consome o conteúdo, a plataforma LMS funciona parecido com a Netflix. Quando você quer assistir a um filme ou série, você abre a Netflix, escolhe um conteúdo e basta dar o play.

Quais os principais recursos que uma plataforma LMS deve ter?

tela de dashboard da twygo que é uma plataforma lms brasileira

O ponto mais importante de um LMS é ser estável e fácil de usar. Assim, você garante que os conteúdos estejam sempre disponíveis e que tanto a edição do curso quanto o ato de assistir não gerem dificuldades. Além disso, outros recursos relevantes para uma plataforma LMS são:

  • Opções para criação, organização e administração de cursos/treinamentos e materiais didáticos;
  • Suporte para diversos formatos de conteúdo (vídeo, áudio, documentos, quizzes etc.);
  • Ferramentas de avaliação para criar testes e quizzes personalizáveis;
  • Dashboards e relatórios detalhados de progresso e desempenho dos alunos ou colaboradores;
  • Análise de dados para insights sobre o aprendizado;
  • Personalização da aparência e navegação da plataforma;
  • Fóruns de discussão sobre o assunto e chats;
  • Mensagens internas e notificações;
  • Geração automática de certificado de conclusão de cursos e treinamentos;
  • Emissão de certificados personalizáveis;
  • Aplicativo mobile para acessar o conteúdo por meio de smartphones e tablets;
  • Segurança de dados e conformidade com regulamentos de privacidade (GDPR, LGPD, etc.);
  • Controle de acesso e autenticação segura;
  • Tutoriais e suporte ao usuário;
  • Sistemas de gamificação com pontuação, medalhas e recompensas;
  • Capacidade de suportar muitos usuários simultaneamente;
  • Flexibilidade para adaptar-se a diferentes tipos de cursos e públicos.

Importância das Plataformas LMS na educação corporativa

Se uma empresa quer se manter competitiva, ela certamente precisa investir na capacitação dos seus colaboradores. Com isso, os treinamentos assumem posições estratégicas nas organizações. Afinal de contas, é preciso ter as pessoas certas nas posições corretas – e com o conhecimento alinhado com as necessidades da empresa.

Porém, a área de treinamento e desenvolvimento é cheia de desafios. Um deles se refere às transformações digitais que todas as empresas passaram ou seguem passado para se manter competitivas. E as plataformas LMS surgem para solucionar uma parte do problema.

Com as ferramentas de aprendizagem online, as empresas conseguem romper barreiras e garantir que o conhecimento chegue a todo colaborador com computador e acesso à internet.

Devido à evolução desses sistemas, é possível elaborar treinamentos com experiências positivas para quem assiste. Isso porque, as melhores plataformas LMS oferecem recursos de interatividade e gamificação que ajudam nesse sentido.

Isso sem contar na grande importância para os colaboradores, que têm flexibilidade para fazer os treinamentos onde e quando quiserem – desde que tudo esteja alinhado com as políticas da empresa.

E-book Universidade Corporativa

Quais as principais vantagens de usar uma plataforma LMS?

Confira as principais vantagens de investir em uma plataforma LMS para os treinamentos corporativos:

Reduzir de custos de treinamento e desenvolvimento

A primeira vantagem de uma plataforma LMS para as empresas é a redução dos custos. Afinal de contas, gravar um treinamento assíncrono e disponibilizá-lo para as pessoas de maneira online otimiza o tempo do apresentador.

Imagine o cenário de uma empresa que sempre tem a entrada de novos colaboradores. Ter as explicações padronizadas em vídeo faz com que esses novos integrantes consumam o material online.

Assim, a pessoa que fez a primeira gravação faz isso “uma única vez”, otimizando muito o tempo – e eu coloco entre parênteses porque pode ser que o material passe por atualizações no futuro.

A redução de custos também se refere a deslocamentos ou a reserva os espaços para treinamentos presenciais. Se você colocar na ponta do lápis, vai perceber que isso mexe ponteiros.

É possível ter treinamentos híbridos

Ok, pode ser que o seu segmento necessite de algum treinamento prático, ainda mais se estivermos falando de setores da saúde, por exemplo. Uma plataforma LMS consegue se beneficiar do blended learning, que é o aprendizado híbrido.

Com ele, as empresas conseguem passar parte do conhecimento de forma remota, combinando com práticas presenciais. Isso otimiza o processo e gera resultados satisfatórios para determinados segmentos.

Criar um treinamento é mais rápido

Você pode pensar que gravar um treinamento seja algo complexo, mas a gente te garante que não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças. Porém, muitas vezes, até uma gravação de tela resolve o problema e garante o alinhamento e o conhecimento para o time.

Após a gravação dos vídeos para treinamento, o material pode rapidamente ser disponibilizado para muitas pessoas de uma vez. E o administrador consegue acompanhar quem concluiu ou não o treinamento.

Escalar o treinamento para várias pessoas

Conseguir encontrar um espaço comum na agenda de dezenas de pessoas é quase como buscar agulha no palheiro. Nem sempre os horários vão bater e, em muitos casos, os treinamentos acabam sendo postergados por conta dessa incompatibilidade de horários.

Mas, com uma plataforma LMS, esse problema está resolvido! Isso porque, por meio de treinamento EAD corporativo, é possível escalar o conhecimento e treinar centenas de pessoas conforme a disponibilidade de cada um (ou conforme a urgência da organização).

Acompanhar da evolução dos colaboradores

As plataformas LMS possuem sistemas para acompanhar os colaboradores. É possível ver quais treinamentos foram feitos, quais ainda não foram concluídos, como foi a avaliação do conhecimento e muitos outros indicadores de treinamento.

A partir dessa análise, os gestores de RH ou gestores das áreas podem identificar os gaps de competências e de conhecimento ou pontos de desenvolvimento que o colaborador precisa trabalhar.

Como escolher a melhor plataforma LMS para sua universidade corporativa

tela de comunidades da twygo que é uma plataforma lms brasileira

Escolher uma plataforma LMS pode ser uma tarefa desafiadora, dada a variedade de opções disponíveis no mercado. No entanto, seguindo algumas dicas, você vai conseguir tomar a decisão mais estratégica para sua empresa.

Primeiro, vale entender as necessidades específicas da sua empresa. Isso envolve identificar os objetivos de treinamento, o público-alvo e os tipos de conteúdo que serão oferecidos.

Por exemplo, uma empresa que necessita de treinamento contínuo para seus funcionários de TI pode precisar de uma plataforma que suporte conteúdos técnicos complexos e certificações. Já uma empresa focada em vendas pode priorizar uma plataforma com recursos de gamificação para manter os funcionários engajados.

A partir da clareza das necessidades, é importante considerar a facilidade de uso da plataforma LMS. Uma interface intuitiva e amigável não apenas facilita a administração dos cursos, mas também melhora a experiência do usuário, incentivando a adoção e o engajamento dos colaboradores. Testar demos ou versões de teste ajuda bastante nesse sentido para você ter um “cheiro” de como será após a contratação.

À medida que sua empresa cresce, a plataforma LMS deve ser capaz de suportar um número crescente de usuários e a expansão do conteúdo. Por isso, verifique se a ferramenta pode se adaptar às mudanças e ao crescimento sem comprometer o desempenho ou a qualidade do serviço.

A segurança e a conformidade são outros aspectos a serem considerados. Certifique-se de que a plataforma LMS escolhida atende aos padrões de segurança e privacidade relevantes, como GDPR ou LGPD.

O suporte ao cliente oferecido pelo fornecedor da plataforma também deve ser avaliado. A disponibilidade de suporte técnico, tutoriais, treinamentos e uma base de conhecimento abrangente pode fazer uma grande diferença na implementação e no uso contínuo da plataforma.

Por fim, o custo é um fator-chave na escolha da plataforma LMS. É importante comparar os preços, levando em conta não apenas o custo inicial, mas também os custos recorrentes e eventuais taxas adicionais.

Como implantar uma plataforma LMS

como implantar uma plataforma lms na sua empresa

O primeiro passo para implementar uma plataforma LMS com sucesso é a definição clara dos objetivos e requisitos do projeto. Isso envolve identificar:

  • As necessidades de treinamento;
  • Os tipos de conteúdo que serão oferecidos;
  • O público que precisa do treinamento.

Compreender essas necessidades ajuda a selecionar a plataforma que melhor se adapta aos objetivos da empresa.

Além disso, é importante formar uma equipe de implementação. Se você conseguir, é legal trazer membros de diferentes departamentos para garantir que todas as perspectivas e necessidades sejam consideradas.

Após a definição dos objetivos e a formação da equipe, a próxima etapa é a seleção da plataforma LMS adequada. Como comentamos, baseie sua escolha em critérios como facilidade de uso, escalabilidade e suporte técnico oferecido pelo fornecedor.

Além disso, é importante preparar um cronograma detalhado para a implementação, estabelecendo prazos realistas para cada etapa do processo.

Algo que pode ser bem útil é compartilhar treinamentos sobre a plataforma para mais pessoas que forem administrar o sistema. A comunicação clara sobre os benefícios da plataforma e a criação de tutoriais podem facilitar a adaptação dos usuários.

Agora, basta criar o conteúdo dos treinamentos, caso você ainda não tenha tudo pronto e configurar o material na plataforma LMS. Temos um material bem completo que te ensina a transformar treinamentos presenciais em treinamentos online.

Se de repente sua empresa já tem uma plataforma LMS e você está migrando para outra mais vantajosa, é necessário planejar a migração de dados e conteúdos existentes. Este processo pode ser complexo, especialmente se a empresa já utiliza outro sistema de gerenciamento de aprendizado.

Contudo, é importante garantir que todos os dados sejam transferidos de forma segura e que os conteúdos sejam compatíveis com a nova plataforma.

Treinamentos rodando? Lembre-se de acompanhar a taxa de conclusão dos cursos e de avaliar os resultados do seu time.

Como a Twygo pode te ajudar a implementar uma plataforma LMS

inicie seu projeto de universidade corporativa com a twygo, plataforma lms brasileira

A Twygo é uma plataforma LMS na nuvem que oferece controle de treinamentos, facilidade na execução de capacitações e geração de insights para o desenvolvimento de pessoas.

Nossa plataforma garante independência para que administra o sistema:

  • A Twygo é fácil de usar e vem 100% pronta para utilização desde o primeiro dia (você não vai precisar de socorro do time de TI);
  • Se você já tiver os conteúdos do treinamento preparados, em um dia, você já coloca sua universidade corporativa no ar;
  • Você pode adaptar o visual do ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca;
  • Oferecemos dashboards e indicadores para análises consistentes;
  • Temos recursos para criar quiz e de gamificação para aumentar o engajamento;
  • Contamos com uma equipe de especialistas preparados para resolver seus problemas;
  • Caso você queira migrar de um LMS para a Twygo, temos suporte para você trazer os dados históricos de cursos e treinamentos anteriores;
  • E muito mais!

Com a Twygo, você tem todas as funcionalidades necessárias para fazer o gerenciamento do seu programa de T&D e acompanhar a evolução de seus colaboradores.

Teste AGORA, de graça, todos os recursos da Twygo LMS. Basta preencher o campo abaixo com seu e-mail:

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!