Gestão de Competências: o que é e como fazer
Muitas empresas definem objetivos estratégicos sem se preocupar se seus colaboradores possuem as competências necessárias para atingi-los. Mas se você pensar bem, isso é loucura! Afinal, uma empresa é composta por pessoas e são elas que, quando estão no seu desempenho máximo, levam a empresa a atingir a alta performance.
Por isso é tão importante realizar uma gestão de competências: prática que ajuda a desenvolver nos colaboradores as competências necessárias para os propósitos empresariais.
Quer saber mais o que a gestão, os benefícios dessa prática e como fazer na sua organização? Então, siga a leitura!
O que são competências?
As competências podem ser definidas como um conjunto de habilidades, conhecimento e ações que caracterizam as habilidades de uma pessoa para cumprir certa atividade.
“Competência é a capacidade de uma pessoa de gerar resultados dentro dos objetivos organizacionais” — Neize Deluiz.
Alguns exemplos de competências são:
- Motivação;
- Equilíbrio emocional;
- Criatividade;
- Pensamento crítico;
- Atitudes de inovação;
- Trabalho em equipe;
- Liderança;
- Proatividade;
- Organização.
O que é gestão de competências?
Gestão de competências é uma área da gestão de pessoas que tem como objetivo administrar e gerir os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa.
É através dessa gestão que os profissionais serão estimulados a desenvolverem suas técnicas e conhecimentos junto com a empresa. Dessa maneira, eles podem ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.
Essa gestão geralmente é realizada pelo gerente de RH, que identifica e mapeia todas as competências que existem dentro da organização e identifica os gaps entre as competências desejadas e as já existentes.
Gestão de competências e Gestão por competência
A gestão por competência é a maneira de gerenciar os colaboradores. Por exemplo: imagine que um profissional precisa ter 10 competências para assumir um cargo em uma organização, mas dessas 10 ele só possui 7. Sendo assim, ele precisará de treinamento, a fim de desenvolver essas demais habilidades que ele ainda não tem.
Na gestão por competências, é realizada a gestão de competências. Na prática, as duas são quase a mesma coisa, mas entende-se que a gestão por competências é o modo de se gerenciar, enquanto a gestão de competências é o que é feito.
6 benefícios da gestão de competências
Além de auxiliar a empresa a alcançar o planejamento estratégico, ela ainda traz uma série de benefícios para a organização. Confira 6 deles a seguir:
1. O ambiente se torna mais colaborativo
Com o incentivo do desenvolvimento, os profissionais começam a fazer uma troca de conhecimentos, ou seja, passam a transmitir seus conhecimentos uns para os outros.
Essa prática cria um ambiente mais dinâmico e participativo dentro da organização.
2. A empresa passa a ser um local de incentivo profissional
A organização passa a ser um local de incentivo de crescimento e desenvolvimento profissional a todos os colaboradores.
Os profissionais buscarão dentro da própria empresa meios de adquirir mais conhecimentos e desenvolver suas habilidades, tornando esse um diferencial da empresa no mercado.
3. O profissional se sente mais valorizado
A gestão de competências estimula o desenvolvimento individual e profissional das pessoas e elas sentem que seu potencial e trabalho são valorizados pelos gestores.
4. Diminui a rotatividade de colaboradores
Com a gestão de competências, o colaborador adquire as competências necessárias para executar sua função e contribuir com a organização, diminuindo as chances de ser desligado ou de pedir demissão.
A diminuição dessa rotatividade (turnover) também contribui para a redução de gastos, já que cada contratação de um novo profissional gera despesas para empresa.
5. Otimiza o tempo e eleva os índices de produtividade
Se o funcionário receber os treinamentos necessários para desenvolver suas competências, ele conseguirá executar suas tarefas com mais facilidade. Em função disso, o tempo é melhor aproveitado, aumentando a produtividade.
6. Aumenta a superação de metas
Quanto mais treinados e desenvolvidos forem os colaboradores, mais competências eles terão para ajudar a organização a atingir e superar as metas estabelecidas no planejamento estratégico.
Como fazer gestão de competências?
Introduzir a gestão de competências dentro de uma organização pode mudar muito de uma empresa para outra, dependendo da cultura organizacional e de como o gerente de RH executa essa operação.
No geral podemos dividir em quatro passos genéricos que precisam ser seguidos:
1. Análise de perfil empresarial
Para começar é preciso realizar reuniões e fazer análises para descobrir qual é o perfil da sua empresa, quais competências ela precisa para alcançar o sucesso esperado e que passarão a ser um diferencial para ela.
2. Mapeamento de competências
Depois que as análises forem feitas, é hora de verificar separadamente cada cargo que existe na empresa e mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes que cada um deles exige.
3. Desenvolvimento de competências
O próximo passo para fazer gestão de competências é desenvolver as competências dos colaboradores da empresa com treinamentos, programas de ensino, palestras, entre outras soluções que serão capazes de potencializar as competências de cada um.
É válido lembrar que, depois do mapeamento, quando forem realizadas novas contratações, é imprescindível que seja avaliado se o candidato possui as competências exigidas e necessárias para o cargo pretendido. Por isso, nesse processo é muito importante que aconteça a gestão de talentos.
4. Monitoramento
O quarto e último passo é o monitoramento do processo. O gestor deve verificar se os colaboradores estão sendo desenvolvidos e acompanhar o progresso de cada membro da equipe, além de enxergar quais as dificuldades de cada um para tentar melhorá-las.
Com a gestão de competências, você é capaz de distribuir melhor as pessoas dentro da empresa e garantir com que elas desenvolvam as habilidades necessárias para ocupar determinada posição.
Como a Twygo te ajuda a implantar uma plataforma de treinamento online
Você acabou de ver a importância de desenvolver competências de colaboradores para manter a empresa competitiva. E, nesse sentido, você pode investir em treinamentos online, que reduzem bastante os custos operacionais e conseguem entregar valor para quem aprende dessa maneira. Se esse é seu objetivo, podemos te ajudar!
A Twygo é uma plataforma LMS na nuvem que oferece controle de treinamentos, facilidade na execução de capacitações e geração de insights para o desenvolvimento de pessoas.
- A Twygo é fácil de usar e vem 100% pronta para utilização desde o primeiro dia (você não vai precisar de socorro do time de TI);
- Se você já tiver os conteúdos do treinamento preparados, em um dia, você já coloca sua universidade corporativa no ar;
- Você pode adaptar o visual do ambiente de aprendizagem com a cara da sua marca;
- Oferecemos dashboards e relatórios para análises consistentes;
- Temos recursos para criar quiz e de gamificação para aumentar o engajamento;
- Emissão automática de certificados após a conclusão dos cursos;
- Contamos com uma equipe de especialistas preparados para resolver seus problemas;
- Caso você queira migrar de um LMS para a Twygo, temos suporte para você trazer os dados históricos de cursos e treinamentos anteriores;
- E muito mais!
Teste AGORA, de graça, todos os recursos da Twygo LMS. Basta preencher o campo abaixo com seu e-mail:
Desde 2018 ajudando empresas a transformar T&D com tecnologia na Twygo. Licenciada em Letras, MBA em Marketing pela USP/Esalq e Técnico em TI (Informática) pelo Instituto Federal Catarinense. Especialista em estratégias de produto, inovação e condução de projetos de produto com foco em treinamento e desenvolvimento.