Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 29/08/2018
Por TwygoEAD

Conteúdos digitais e plataformas de ensino a distância (EAD) estão sendo cada vez mais utilizados. Existem vários quesitos que podem levar um aluno a optar por estudar através de videoaulas, um deles é a facilidade de poder acessa-las em qualquer lugar, podendo pausar a hora que precisar. Pensando nisso, neste post te mostraremos como fazer uma videoaula incrível, além de entender como preparar, gravar e finalizar o conteúdo.

Inscreva-se no T&D Conference 2024: o maior evento online e gratuito de Treinamento e Desenvolvimento do Brasil

Inscreva-se no T&D Conference 2024, o maior evento online de treinamento e desenvolvimento do Brasil

O que é uma videoaula?

Videoaula é uma aula gravada e distribuída no formato de vídeo, com fins educacionais pré-definidos. É uma ferramenta didática cada vez mais usada por garantir praticidade e custo baixo, tanto para o educador quanto para o aluno.

É usada principalmente em cursos híbridos e cursos online.

Através da videoaula, o educador tem a liberdade para ensinar o conteúdo dos mais variados jeitos, como por exemplo, uma gravação simples por meio de um vídeo com imagens ou com a gravação da tela do computador e uma narração de fundo. Essas videoaulas são facilmente encontradas na internet, principalmente em plataformas EAD.

As aulas gravadas podem ter temas variados e ser usadas tanto para ensinar um novo conteúdo, quanto para complementar e reforçar algum assunto já ministrado.

Mas por que trabalhar com videoaulas para vender conhecimento na internet?

O mundo está cada vez mais visual e ágil e, por isso, o consumo de vídeos está aumentando muito.

De acordo com dados do estudo Inside Video 2024, da Kantar IBOPE Media, o conteúdo no formato de vídeo alcança 99,63% da população brasileira.

Já a pesquisa Global Web Index informa que 38,7% dos entrevistados consomem conteúdos de vídeo no formato de tutoriais e 30,1% assistem a conteúdos educacionais. A pesquisa ainda sinaliza que 48,5% dos entrevistados consomem conteúdo via streaming de vídeo.

Portanto, para uma geração que tem pressa de aprender conteúdos novos e está conectada na internet tão constantemente, videoaulas são os primeiros materiais que elas procuram. Por isso, se você quer vender conhecimento na internet, é preciso saber como fazer uma videoaula.E-book venda de cursos online

Como gravar uma videoaula?

Para saber como fazer uma videoaula, é necessário se preparar, cuidar com a qualidade do conteúdo EAD e de imagem da gravação, além de realizar uma boa finalização do material. Isso requer atenção e cuidado. É muito importante saber a responsabilidade que você tem ao ensinar um determinado assunto.

Por isso, a seguir te ensinaremos e daremos algumas dicas de como fazer uma videoaula. 

Como preparar uma videoaula

usar quadros ajudam a fazer uma videoaula mais legal

Nesta etapa são realizadas todas as tarefas necessárias antes de iniciar seu vídeo. É importante que essas atividades sejam preparadas bem para que, na etapa da execução, você não tenha dificuldades. Elencamos 9 tarefas fundamentais para essa preparação:

1. Planeje e conteúdo e o roteiro

O primeiro passo é planejar e estudar um roteiro. É neste momento que você vai decidir qual o tema que será abordado no seu vídeo. Defina o assunto e estude-o. Saiba o que você vai falar durante o vídeo, qual o objetivo principal da sua videoaula e qual é a importância dele para a pessoa que está assistindo.

Você deve estruturar o conteúdo de maneira lógica, fazendo com que tudo se amarre para que a pessoa que estiver assistindo compreenda bem as informações.

E a dica é: quanto mais você conhecer o seu público, melhor será a qualidade do material produzido. Isso porque, você vai entregar exatamente o que as pessoas precisam.

2. Escolha o equipamento

Para fazer a gravação de uma videoaula é preciso que os equipamentos que você vai utilizar te forneçam um resultado com qualidade. Se você fizer a gravação com qualquer câmera e sem um microfone, provavelmente seu vídeo não vai ficar com uma boa qualidade de imagem e de som, ou seja, será difícil editar e vender o seu trabalho.

Hoje em dia, muitos smartphones possuem câmeras com ótimas resoluções e com um microfone capaz de captar o áudio com nitidez. Dessa forma, se você deseja iniciar sua produção de vídeos, mas não possui um equipamento profissional, pode utilizar seu celular!

3. Monte um ambiente de gravação

Pensar em compor um cenário ou no ambiente que você vai gravar faz toda a diferença! Planeje um espaço onde não tenha barulho externo para não ficar interferindo no áudio da sua gravação. É importante também que você escolha um local que possua uma boa iluminação, pois a luz também influencia na qualidade do seu vídeo.

Dependendo do assunto da sua videoaula, elaborar um cenário diferenciado pode chamar a atenção dos alunos. Pode-se optar por colocar um quadro onde você possa escrever palavras-chaves para o tema ou fazer esquemas. O cenário pode variar conforme a sua criatividade.

4. Conheça o público alvo

Saber qual é o seu público alvo, qual a idade e a intenção de quem está comprando suas videoaulas é importante para saber como agir em frente às câmeras. Adequar o seu vocabulário de acordo com quem te assiste pode ser fundamental para que aquela pessoa entenda o seu vídeo e queira assistir mais.

5. Elabore conteúdos e materiais extras

Faça pesquisas do conteúdo que você vai ensinar e prepare materiais para ajudar seus alunos a compreenderem melhor o assunto. Esteja preparado para dizer quais foram suas fontes de pesquisa e mostrar a veracidade das informações que você está passando.

6. Ofereça um diferencial

Assim como ter criatividade para elaborar um cenário pode ser um diferencial, pense e crie alguma estratégia para que seus alunos gostem do seu vídeo e queiram assistir a outros.

Dar exemplos práticos, utilizar o humor, diversificar na edição, mudar de ambientes e inovar o modelo de fazer seus vídeos podem servir como base para que, em meio a tantos conteúdos na internet, o seu seja o escolhido.

7. Crie uma storyline

Uma storyline consiste em criar uma espécie de “linha de raciocínio”. Ela deve conter o que será apresentado, como será desenvolvido e qual será a conclusão. Se você criar uma storyline para a sua videoaula será mais fácil de fazer a gravação e você saberá por qual caminho seguir durante a execução do vídeo.

8. Planeje e controle o tempo

Quando montar seu conteúdo pense no tempo que você precisará para ensinar o que planejou. Vídeos muito extensos podem não atrair alguns alunos. Planeje de acordo com o conteúdo que será ensinado. Se o assunto necessitar de um longo tempo de vídeo, pense em formas de cativar a pessoa que está assistindo para que a sua vídeoaula não se torne cansativa.

9. Revise

Após seguir todas a dicas anteriores, revise o que foi planejado e treine sua apresentação para ter certeza que está preparado. Pronto! Agora você já pode passar para a fase de gravação!

Como gravar uma videoaula

Como fazer uma videoaula

Depois de pensar em tudo que irá compor sua videoaula, está na hora de começar a gravação. Mas antes, prepare o ambiente de acordo com o planejado, teste os equipamentos, separe os materiais que serão usados no vídeo e ache o melhor enquadramento para você ficar. Agora sim: 3,2,1, gravando!

1. Mostre uma solução no início

Quando uma pessoa abre um vídeo, ela quer saber o que vai aprender. Por isso, busque informar aos seus alunos, já nos primeiros segundos da videoaula, o que você vai ensinar a eles, quais serão os assuntos ou tópicos daquele vídeo.

2. Fale do assunto que você domina

O objetivo de uma videoaula é ensinar através de um vídeo. Portanto só ensine assuntos que você domina, que realmente tem conhecimento. Estudar o tema do vídeo é fundamental para passar confiança e credibilidade a quem te assiste. Os alunos estão assistindo aquele vídeo para aprender e, cabe a você, criador da videoaula, transmitir esse conhecimento a eles.

3. Seja objetivo

Vá direto ao ponto, não enrole e não fuja do assunto principal da aula. Não adianta elaborar um tema para a sua aula se no decorrer dela você desviar o assunto e começar a falar de algo que não condiz com o tema principal. Fugir do tema do vídeo não solucionará a dúvida de quem te assiste. Tome cuidado nesse quesito.

4. Aja naturalmente

É legal fazer conteúdos variados e colocar humor nas suas explicações, mas cuide para que não se torne forçado e as pessoas percebam isso. Também, tente manter a calma. Não precisa ficar nervoso na hora da gravação, até porque, se surgir algum tipo de erro, você pode regravar sua videoaula. Mas se seu nervosismo aparecer no vídeo, isso pode causar desconfiança do seu público.

5. Ressalte informações

Quando estiver explicando o assunto, ressalte em qual parte você está e o que é importante na parte que você está falando. Evidencie ao seu público as informações mais importantes da sua videoaula.

6. Não deixe seu aluno sem ter para onde ir

Ao finalizar o conteúdo da sua aula, convide quem te assistiu a ir para um próximo passo! Mostre outras videoaulas que você já tenha gravado ou indique algum conteúdo na internet para que eles possam continuar o estudo.

Se sua videoaula for postada em um canal do YouTube, por exemplo, você pode pedir nessa parte do vídeo para que avaliem o seu trabalho através de likes, comentários ou que se inscrevam no seu canal. Vale lembrar que se esse conteúdo for para um canal do YouTube, você deve criar um canal profissional, onde você vai publica somente as suas videoaulas.

Como finalizar uma videoaula

a edição é um processo-chave para fazer uma videoaula incrível

Sua videoaula já está gravada e, agora, só falta finalizá-la. Assim como cada etapa tem sua importância para compor o trabalho, na parte de finalização, você irá construir uma identidade para seu vídeo através da edição. Acompanhe algumas dicas:

1. Faça uma boa edição de imagem

A edição vai dar a o tom e a identidade visual da sua videoaula. Nessa parte, você vai eliminar erros, intervalos desnecessários entre uma fala em outra, se for necessário pode aumentar o áudio, consegue tratar a imagem, entre outras coisas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho.

Existem muitos programas para auxiliar nessa edição, tanto pagos como gratuitos, basta achar um que melhor adeque-se a sua necessidade. Se você tem dificuldades para isso, é possível contratar um profissional que faça essa parte de edição audiovisual. Também temos um post aqui no blog com algumas sugestões de ferramentas para criação de cursos online, vale a pena dar uma olhada.

Muitas vezes, um jogo de câmeras (caso você tenha a possibilidade de gravar seu conteúdo com dois celulares) ou aproximar e afastar o apresentador, durante a edição do vídeo, ajuda a quebrar o fluxo do vídeo.

2. Insira uma boa trilha sonora

Na hora de edição, você pode optar por colocar trilhas sonoras e, dependendo do assunto do vídeo, pode-se fazer uma edição com toques de humor, introduzir partes com imagem em preto e branco para evidenciar algo, introduzir legendas, números e frases. A criatividade é fundamental, porém não abuse da edição e cuide para não perder o sentido e a seriedade da sua videoaula.

3. Divulgue

Faça uma divulgação das suas videoaulas, isso vai ajudar a expandir o número de pessoas que te assistem. Invista tempo para divulgar em redes sociais, para pessoas próximas, sempre indicando o objetivo desses vídeos e qual o local que as pessoas podem encontrar seus conteúdos.

Aconselhamos também que leia esse outro texto do nosso blog! Nele você encontra dicas de como divulgar o seu trabalho na internet!

4. Responda seus alunos

Ofereça caminhos para as pessoas tirarem eventuais dúvidas com você. Crie um momento de interação com esses alunos e ajude-os com suas dificuldades. Essa será uma ação que passará mais confiança a eles. Crie um e-mail destinado para este fim e disponibilize aos alunos.

Potencialize as videoaulas do seu curso online com a Twygo

Agora que você já sabe como fazer uma videoaula, deixe que a gente te ajuda com o resto! A Twygo é uma plataforma completa para você disponibilizar aulas online!

Aqui, você cria uma nova fonte de receita para sua empresa, vendendo cursos online. E o melhor: sem cobrança de taxas adicionais por venda!

Você terá um ambiente que vai inspirar seus alunos a se apaixonar por seus cursos.

Além disso, explore uma plataforma que prioriza a melhoria continua da experiência do aluno na oferta de cursos. Visual amigável, fácil de usar e intuitivo.

Assista a uma demonstração gratuita de como a Twygo funciona, basta clicar no banner abaixo:

assista a uma demonstração gratuita da twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!