6 passos para garantir o alinhamento estratégico na sua empresa
Para que uma empresa alcance o sucesso, ela precisa trabalhar como uma orquestra: em perfeita harmonia, com todos trabalhando juntos em prol do mesmo resultado. Isso só acontece quando há alinhamento estratégico na organização.
Se a sua empresa não possui esse alinhamento, já passou da hora de corrigir este problema, e nós vamos te ajudar com isso! Mas primeiro, você sabe o que é alinhamento estratégico?
O que é alinhamento estratégico?
Alinhamento estratégico é o processo de entender os objetivos gerais da organização e garantir que os setores trabalhem em prol desse único propósito.
Sem alinhamento estratégico, a empresa não possui uma direção e os colaboradores não reconhecerão o papel que possuem na empresa. Mas quais exatamente são as vantagens de garantir o alinhamento estratégico?
Vantagens do alinhamento estratégico
Define o foco da empresa
Nem sempre uma organização surge com uma missão, uma visão e valores definidos, mesmo que esses sejam aspectos fundamentais para qualquer empresa de sucesso.
Mais abaixo nós vamos explicar sobre isso com mais detalhes, mas lembre-se: toda empresa precisa ter um foco, do contrário ela não cresce ou se consolida no mercado.
Maior engajamento das equipes
A sensação de fazer parte de um time é crucial para motivar o colaborador a fazer seu trabalho. Em um time de futebol, do goleiro ao atacante, todos sabem sua função e contribuem para o todo, e em uma empresa não deve ser diferente.
Desde o estagiário até o CEO, todos devem trabalhar para contribuir com a estratégia da empresa. Mas isso só é possível com um bom alinhamento estratégico.
Colaboradores que acreditam na empresa
Quem atinge um objetivo não é a empresa, mas as pessoas que fazem parte dela. Isso significa que os profissionais ideais são aqueles que compreendem e apoiam o papel organização. Felizmente, o alinhamento estratégico garante isso. Para aproveitar todas essas vantagens, vamos ver como fazer o alinhamento estratégico na prática?
Como garantir alinhamento estratégico
1. Defina a missão, visão e valores da empresa
Nós já citamos a importância de ter uma missão, visão e valores bem definidos, mas agora vamos explicar melhor cada um desses aspectos:
Missão
A missão de uma empresa é o motivo dela existir, se a sua empresa não tem uma missão definida, já está na hora de defini-la e isso vale para qualquer área de atuação. Vamos ver alguns exemplos?
Exemplo 1
Área de atuação da Empresa: loja de roupas.
Missão: vestir as pessoas com tecidos confortáveis e acabamento premium.
Exemplo 2
Área de atuação da Empresa: energia solar.
Missão: proporcionar energia às pessoas através de processos modernos e seguros que garantem o acesso a energia limpa e sustentável.
Conseguiu entender? Sem um objetivo bem definido, a empresa corre o risco focar em muitas coisas, perder o rumo e não conseguir fazer nada.
Visão
A visão são os objetivos que a empresa busca alcançar. De maneira geral, podemos definir a visão como sendo o lugar onde você quer estar.
Voltando aos exemplos anteriores, a visão da rede de loja de roupas pode ser: estar presente nos guarda-roupas de pessoas de todos os estados do Brasil. Enquanto na empresa de painéis solares pode ser: ser responsável por 30% de toda a energia solar no país em cinco anos.
Valores
Os valores são os princípios da empresa. São esses princípios que auxiliarão na definição de padrões éticos e morais que a empresa se baseará para definir estratégias.
Os princípios da rede de lojas de roupas pode ser: qualidade, durabilidade e variedade. Na empresa de painéis solares poderia ser: sustentabilidade, segurança e profissionalismo.
Para definir esses aspectos, conversar com o criador da empresa e com pessoas chave, como gerente de RH ou sócios, facilita bastante.
Não esqueça de garantir que todos com algum vínculo com a empresa conheçam, esse é o primeiro passo para que o alinhamento estratégico esteja devidamente implementado, mas não é o único. Vamos conhecer o próximo?
2. Divulgue as informações
Problemas de comunicação interna são um empecilho durante o processo de alinhamento estratégico. Comunique todos os times sobre a missão, a visão e os valores da empresa.
As equipes, dessa forma, poderão tomar decisões alinhadas com o esperado, garantindo que todos contribuirão para o mesmo objetivo. A partir disso, você já começará a perceber uma alteração na cultura organizacional.
3. Crie um culture code da empresa
O culture code é um documento em que toda a cultura organizacional da sua empresa fica registrada, funcionado como um material para guiar novos colaboradores, fornecedores e clientes sobre como a empresa trabalha.
O culture code é um documento muito importante em grandes empresas, quer exemplos? Netflix, Toro Investimentos, só para citar alguns! Para criar o seu, nós recomendamos seguir os seguintes passos:
- Defina a missão, visão e valores;
- Levante informações sobre os processos de todas as áreas da empresa;
- Leia o culture code de empresas semelhantes;
- Submeta uma prévia para aprovação de representantes de diversas áreas;
- Finalize-o e faça uma divulgação.
Siga estes passos e com certeza você terá uma cultura organizacional mais produtiva e alinhada!
4. Faça um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um processo onde são definidos os objetivos e metas, geralmente para o próximo ano, com o propósito de definir o foco da empresa.
Você pode ler o texto acima que nós recomendamos, mas resumindo, nós sugerimos os seguintes passos:
- Use matriz SWOT para avaliar a situação da empresa;
- Defina quais objetivos devem ser alcançados;
- Delimite responsáveis aptos e prazos realistas e estimulantes;
- Utilize uma ferramenta para gerenciar tudo;
- Adapte-se às mudanças que acontecerão.
5. Contrate pessoas que se identifiquem com a empresa
Durante o processo de seleção de novos colaboradores, um gerente de RH precisa observar muitos detalhes para identificar o perfil dos candidatos.
Não adianta o candidato ter boas habilidades, se ele não acredita na empresa e não trabalha alinhado com outros colaboradores. Esses conflitos atrapalham a performance de todos, por isso o perfil dos colaboradores deve estar alinhado com o da empresa.
6. Dissemine a estratégia
Com tudo planejado, o último passo é garantir que todos tenham conhecimento da estratégia definida. Mas qual é a melhor forma de fazer isso? Através de uma plataforma de treinamentos. Esse tipo de plataforma possibilita a disseminação de conteúdos com vídeos e PDFs que auxiliam na compreensão dos colaboradores sobre a nova fase da empresa.
Seguindo esses passos, a empresa estará totalmente alinhada. Mas, é sempre importante frisar que todo esse trabalho não gera frutos do dia para a noite. Para acelerar esse processo, nós preparamos um webinar totalmente gratuito sobre como acelerar mudanças organizacionais. Clique no banner abaixo e assista!
Twygo é uma plataforma EAD para treinamentos corporativos e venda de cursos online.